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dc.creatorMedeiros, Daniela Maria-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4461100H3por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Cristiane Mafacioli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777138Y8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:50Z-
dc.date.available2013-06-19-
dc.date.issued2013-03-26-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Daniela Maria. O fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOS. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4544-
dc.description.resumoPropomos com este estudo analisar o discurso publicitário da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. Para tanto, buscaremos em especial a análise dos contratos de comunicação que a universidade estabelece com os demais parceiros de troca. Esse estudo parte do pressuposto de que a publicidade está a serviço do mercado e, portanto visa despertar o interesse de consumo. Logo, revelar os contratos de comunicação permitirá também indentificar de que forma ocorrem as estratégias de ocultação do viés mercadológico e sedução que por sua vez, através do encantamento, visa atingir os objetivos de consumo. Para tanto, através da teoria semiolinguistica de Patrick Charaudeau e da análise semiótica em nível discursivo de Greimas e Courtés, analisaremos cinco anúncios audiovisuais da universidade: Nós queremos quem quer mais, produzido no ano de 2004; Pra saber tem que viver, produzido no ano de 2005; Transformação, produzido no ano de 2008; 40 anos, produzido no ano de 2009 e Institucional 01 20, produzido no ano de 2010.por
dc.description.abstractThis study analyzes the advertising discourse of Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, through the analysis of the contracts that the University establish with communication partners. This study assumes that advertising is at the service of the market and, hence, looks forward to increase the interest of consumption. Therefore, examination of communication contracts also allows to identify how are established the strategies of concealment of marketing bias and seduction which in turn, through the enchantment, aim at achieving the objectives of consumption. Finally, through the theory of semiolinguistica Patrick Charaudeau and semiotic analysis in discursive level of Greimas and Courtes, the following five ads audiovisual of the University are analyzed: We want anyone who wants more, produced in 2004, To know is to live, produced in year , 2005; Transformation, produced in year 2008, 40 years, produced in year 2009 and Institutional 01 20, produced in year 2010.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 448724.pdf: 2178078 bytes, checksum: 68ebedf42b5c320abaf1c112ea11f6d4 (MD5) Previous issue date: 2013-03-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14780/448724.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSO - SEMIOLOGIApor
dc.subjectSEMIOLOGIApor
dc.subjectPUBLICIDADE - LINGUAGEMpor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO fazer e o dizer : uma análise semiótica do discurso publicitário da UNISINOSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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