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dc.creatorSilva, Anderson Luís de Vargas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387103J4por
dc.contributor.advisor1Escosteguy, Ana Carolina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760667E0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:44Z-
dc.date.available2013-05-23-
dc.date.issued2013-03-26-
dc.identifier.citationSILVA, Anderson Luís de Vargas. Afinal, o que a classe média quer ver no Jornal do Almoço? : um estudo de recepção junto a telespectadores gaúchos. 2013. 215 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4524-
dc.description.resumoEsta pesquisa possui como objetivo geral investigar como integrantes da classe média, categoria econômica e social que mais cresceu nos últimos anos no Brasil, veem o Jornal do Almoço da RBS TV e o que querem assistir neste programa. A partir de uma observação da história e da produção do JA, de aplicação de questionário socioeconômico a telespectadores do programa, de acompanhamento do programa por uma semana junto aos informantes e de imersão no cotidiano dos mesmos, mediante pesquisa em profundidade, foi possível compreender como integrantes da classe média (C) veem e também o que querem ver ao meio-dia na TV, especificamente no Jornal do Almoço da RBS TV. Investigamos, assim, o ―ritual‖ que compõe o assistir ao Jornal do Almoço, analisando os hábitos e costumes de nossos entrevistados, as suas preferências e opiniões, e observando o local da televisão na casa, quais as companhias no momento da recepção, a atenção dispensada ao programa, as atividades paralelas e as respectivas reações dos telespectadores. Tudo isso frente às mudanças operadas no telejornal em 2010, com base num ―plano de ação‖ da RBS, que transformou o programa em um espaço de notícias e entretenimento. A ênfase diz respeito aos rituais cotidianos de assistência do telejornal; por essa razão, toma-se os Estudos Culturais como perspectiva de abordagem, adotando-se como modelo teórico-metodológico a teoria das mediações culturais: em especial, institucionalidade, tecnicidade e ritualidade, de Jesús Martín-Barbero (2009). De modo geral, a pesquisa conclui que a classe média gosta de notícias e quer estar sempre bem informada sobre tudo o que acontece, entretanto, considera que o programa do meio-dia da RBS é muito voltado para as classes mais populares (D e E). Sendo assim, é possível afirmar que o conteúdo produzido, depois das mudanças feitas no Jornal do Almoço, ainda não conseguiu conquistar e ajustar-se a esse estrato econômico classe média que forma a base de sua audiência.por
dc.description.abstractThe present study investigates how the middle classes - the social strata that have shown the most growth in numbers in Brazil in the past few years - think of Jornal do Almoço, the most traditional TV news program in southern Brazil, produced by RBS TV. We researched the history and the production of the show that has been aired at noon for more than 40 years now. Social and economical questionnaires were conducted with the viewers as well as comprehensive surveys to assess what they want to watch in midday TV, specially in Jornal do Almoço. By analyzing habits, costumes, preferences and opinions of these viewers, we investigated the ―ritual‖ of watching Jornal do Almoço. Details like where the TV set was placed in the house, parallel activities taken while the show was on and the viewers reactions to what was presented were also taken into account. These observations were confronted with the changes in the program, implemented from 2010, as part of ―RBS´s plan of action‖ which made Jornal do Almoço into a more news and entertainment oriented attraction. To emphasize the daily ritual of watching the program, we adopted the Media and Cultural Theory as a model, specially de Institutionality, technicity and rituality by Jesús Marin-Barbero (2009). In general, our study shows that the middle classes are interested in news and want to keep themselves up to date, even though they consider that the program is primarily aimed at more popular classes than their own, i.e. classes D and E. Thus, it would be possible to ascertain that the content of Jornal do Almoço, even after the changes it went through, is still somehow disconnected with the middle class proper - which is the foundation of its audienceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 446798.pdf: 17400130 bytes, checksum: 8c4ff206b301a01d7270a28ca01a13df (MD5) Previous issue date: 2013-03-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14679/446798.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectJORNALISMOpor
dc.subjectTELEJORNALISMOpor
dc.subjectCLASSES SOCIAISpor
dc.subjectRBS - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectMEDIAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleAfinal, o que a classe média quer ver no Jornal do Almoço? : um estudo de recepção junto a telespectadores gaúchospor
dc.typeDissertaçãopor
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