Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStoduto, Renata Domingues-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240767A6por
dc.contributor.advisor1Tonin, Juliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735587U6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:41Z-
dc.date.available2013-01-25-
dc.date.issued2012-12-21-
dc.identifier.citationSTODUTO, Renata Domingues. Lomografia : a fotografia como forma de manifestação visual do imaginário contemporâneo. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4518-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender a Lomografia, técnica fotográfica analógica e experimental, como forma de manifestação visual do imaginário contemporâneo. Para tanto, propõe-se a analisá-la a partir de dois eixos principais, a Escrita Fotográfica e o Imaginário, tendo como aporte metodológico a Sociologia Compreensiva de Michel Maffesoli. A fundamentação teórica será composta pelas noções de modernidade, pósmodernidade, imagem, imaginário e fotografia que contarão, principalmente, com o auxílio das reflexões dos pensadores Jean-François Lyotard, Michel Maffesoli, Gilbert Durand, Régis Debray, Jacques Aumont e François Soulages. Para a compreensão da fotografia, a partir de sua linguagem e de seus usos e funções, as reflexões apresentadas por André Rouillé serão as principais guias desta caminhada. A aproximação à Lomografia será realizada através da Sociedade Lomográfica Internacional e de seu amplo arquivo de imagens lomográficaspor
dc.description.abstractThis research aims to understand the Lomography, an analogue and experimental photographic technique, as a form of visual manifestation of the contemporary imaginary. In this intent, it is proposed to analyse the Lomography from two principal axes, the Photographic Writing and the imaginary, using as methodological support the Comprehensive Sociology by Michel Maffesoli. The theoretical referencies are composed by the notions of Modernity, Postmodernity, image, Imaginary and Photography, according the reflections of thinkers such as Jean-François Lyotard, Michel Maffesoli, Gilbert Durand, Régis Debray, Jacques Aumont and François Soulages . To the understanding of Photography, from its aesthetic / meaning and its uses and functions, the reflections made by André Rouillé are the main guides for this path. The approach with the Lomography are taken through the Lomographic International Society and its extensive archive of Lomographic imageseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 445039.pdf: 1515778 bytes, checksum: dc457df19669404d8599b4382def163d (MD5) Previous issue date: 2012-12-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14686/445039.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO VISUALpor
dc.subjectFOTOGRAFIApor
dc.subjectIMAGINÁRIOpor
dc.subjectPÓS-MODERNIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleLomografia : a fotografia como forma de manifestação visual do imaginário contemporâneopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
445039.pdfTexto Completo1,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.