Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Karen Sica da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4270451T6por
dc.contributor.advisor1Pellanda, Eduardo Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775858Y2por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:31Z-
dc.date.available2012-03-26-
dc.date.issued2011-12-19-
dc.identifier.citationCUNHA, Karen Sica da. Relações de interatividade dos leitores do diário gaúcho com o meio online. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4486-
dc.description.resumoOs meios de comunicação sofreram mudanças devido ao surgimento de novas tecnologias. As mídias tradicionais segmentaram o conteúdo para atender à demanda da população. Os jornais populares foram criados e atingiram leitores que, em sua maioria, não costumavam comprar impressos devido ao alto custo. Com uma linguagem peculiar, cores arrojadas e manchetes chamativas, esse tipo de publicação conquistou uma parte da população, até então, menos favorecida. Com os avanços tecnológicos, o jornalismo popular também se modificou, mas seguiu a ordem natural e ganhou espaço, ainda, no meio online. O Diário Gaúcho, publicação popular do Rio Grande do Sul, que abrange um público leitor de classes B, C, e D, será analisado, nesta pesquisa acadêmica, com o intuito de destacar como dá-se o jornalismo popular na internet. Serão observadas as relações de interatividade dos leitores deste jornal popular via web, sendo que, há poucos anos, estes leitores não tinham acesso à rede, mas, devido ao aumento do poder de consumo, passaram a destacar-se como uma das classes de maior crescimento no mercado brasileiro. Percebe-se, então, que estas pessoas buscam informações no meio online e contribuem com os meios através de envio de conteúdos para os jornais populares na web.por
dc.description.abstractThe media has changed due to the emergence of new technologies. Traditional media has segmented the content to meet the demand of the population. The popular newspapers were created, reaching readers who did not use to buy printed papers because of the high cost. With a peculiar language, bold colors and eye-catching headlines, such publications caught the attention of part of a less favored population. With the advances in technology, popular journalism has also changed, following the natural order and also gaining ground in the online medium. Diário Gaúcho , a popular publication in the state of Rio Grande do Sul, which covers readers from classes "B", "C" and "D" will be analyzed in this academic research in order to show how the popular journalism on the Internet happens. In addition, the readers interactivity relationships of this popular newspaper with the web will be observed. A few years ago, these readers had no access to the network, but due to the increasing purchasing power, they started standing out as one of the classes of higher growth in the Brazilian market. It is clear, then, that class C seeks information in the online medium and contributes to the means by sending content to the popular papers on the web.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437496.pdf: 12123309 bytes, checksum: 3b8d667c4708e630a619d67c40d65377 (MD5) Previous issue date: 2011-12-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14243/437496.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectJORNALISMO ELETRÔNICOpor
dc.subjectCIBERCULTURApor
dc.subjectIMPRENSA - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectDIÁRIO GAÚCHO (JORNAL) - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleRelações de interatividade dos leitores do diário gaúcho com o meio onlinepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
437496.pdfTexto Completo11,84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.