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dc.creatorFelizardo, Cristina Kessler-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4485999H2por
dc.contributor.advisor1Gerbase, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779717A8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:25Z-
dc.date.available2011-07-01-
dc.date.issued2011-05-25-
dc.identifier.citationFELIZARDO, Cristina Kessler. Entre o prazer e o pudor: representações do sexo e da sexualidade no cinema produzido no Rio Grande do Sul. 2011. 204 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4464-
dc.description.resumoCom o objetivo de investigar as representações do sexo e da sexualidade veiculadas, ao longo dos anos, pelo cinema de ficção em longa-metragem produzido no Rio Grande do Sul, o estudo procura mapear algumas das principais estratégias narrativas e estéticas utilizadas para abordar a sexualidade cinemática nesta filmografia. Para tal, realiza um levantamento das obras produzidas desde os primórdios do cinema de longa-metragem no estado até o ano de 2009. Em seguida, propõe uma indexação dos fragmentos fílmicos (cenas/sequências) que contêm representações do ato sexual diegético, cujos conteúdos são analisados levando em consideração aspectos formais e simbólicos, as relações que podem ser estabelecidas entre as obras e, ainda, entre elas e seu contexto histórico-social de produção. As evidências qualitativas confirmam a existência de estratégias de representação do sexo comuns a diversas obras, ainda que seus usos sofram alterações de acordo com a época de produção. As recorrências e as evoluções de tais estratégias de acordo com o contexto sócio-histórico em que estão inseridas permitem à pesquisa propor um agrupamento dos fragmentos fílmicos, de maneira geral, em três fases distintas: uma fase predominantemente elíptica e metafórica, na qual o sexo é mantido restrito às representações extracampo e que corresponde aos filmes anteriores a 1979; uma fase de ruptura radical com o modelo anterior, operada pelos filmes produzidos durante a década de 1980 e que inauguram novas temáticas e representações de maior explicitude imagética; e uma fase híbrida, correspondente às representações predominantes a partir dos anos 1990 e que parecem revisitar, como se operassem uma espécie de síntese, o repertório simbólico relativamente limitado que se consolidara ao longo das décadas precedentespor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 432352.pdf: 2583997 bytes, checksum: 6dbaba49dde13c29f137f454d38a59b3 (MD5) Previous issue date: 2011-05-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14085/432352.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectCINEMA - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectCINEMA - HISTÓRIApor
dc.subjectSEXUALIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleEntre o prazer e o pudor: representações do sexo e da sexualidade no cinema produzido no Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
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