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dc.creatorBundt, Roger Luiz da Cunha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709349T7por
dc.contributor.advisor1Gerbase, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779717A8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:25Z-
dc.date.available2011-07-01-
dc.date.issued2011-03-30-
dc.identifier.citationBUNDT, Roger Luiz da Cunha. Cinema, mercado e política cultural : os casos do Brasil e México numa visão histórico estrutural. 2011. 246 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4462-
dc.description.resumoEsta tese realiza uma análise comparativa das medidas políticas desenvolvidas na área da cultura pelos governos brasileiro e mexicano para a promoção das suas indústrias cinematográficas. Toma-se o contexto das mudanças nas relações entre Política, Economia e Cultura no período proposto, a virada dos séculos XX para XXI, quando os modelos liberais do Estado do Bem-Estar se encontram obliterados pelos avanços das tecnologias e do capital internacionalizado, que resultam no crescente e inevitável contato entre as diversas indústrias culturais do planeta. A Economia Política da Comunicação é o recorte teórico-metodológico, advinda do Materialismo Histórico, que direciona o olhar sobre os fatores e atores no jogo de forças entre o laissez faire do mercado e a regulação estatal. Os resultados demonstram que a contínua organização do mercado mexicano de cinema foi eficiente em pressionar os governos por proteção e fomento em situações específicas, mas falhou ao gerar resultados de longo prazo. No caso do Brasil, comprovam que o estímulo ao mercado cinematográfico nacional foi, antes de tudo, uma ação da iniciativa estatal, pautada pelas agendas dos governos, deixando os mercados dependentes e sujeitos à inconstância desse apoio.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 432302.pdf: 1064894 bytes, checksum: 58b8e4625edf7ddaad0d77a2e89e48b1 (MD5) Previous issue date: 2011-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14075/432302.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectINDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICApor
dc.subjectPOLÍTICA CULTURALpor
dc.subjectPOLÍTICA ECONÔMICApor
dc.subjectCINEMApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleCinema, mercado e política cultural : os casos do Brasil e México numa visão histórico estruturalpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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