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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4457
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Tassi, Stelamaris de Paula Menezes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710686P3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pellanda, Eduardo Campos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775858Y2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:41:24Z | - |
dc.date.available | 2011-06-02 | - |
dc.date.issued | 2011-03-25 | - |
dc.identifier.citation | TASSI, Stelamaris de Paula Menezes. Conversação mediada por vídeos no YouTube : o caso Blade376. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4457 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é um estudo descritivo das conversações mediadas por vídeos em vlogs do YouTube. Adotando um ponto de vista que reconhece a importância do imaginário e do cotidiano, a pesquisa aplicou a técnica de estudo de caso na investigação de um vlog de Blade376 e suas 18 vídeo respostas. Com o objetivo de descrever as características próprias desse tipo de conversação e diferenciá-la da conversação que se dá tradicionalmente pela mediação de texto via internet, foram investigados os elementos audiovisuais, os discursos, as estruturas de conversação e os formatos pelos quais os vídeos se apresentam. A investigação demonstrou que as conversações mediadas por vídeos podem apresentar alta coerência na abordagem de tópicos, sendo propícias ao debate de assuntos complexos; por outro lado, elas não se caracterizam pelo aprofundamento das relações interpessoais e tendem a favorecer a formação de laços sociais débeis. Quatro características importantes dessas conversações foram destacadas: assincronicidade, blocos discursivos longos, multiplicação de ruídos na transmissão das mensagens e ambigüidade no papel dos elementos audiovisuais, que podem ajudar a enfatizar ou a dispersar o conteúdo das conversações. Manuel Castells, Henry Jenkins, Susan Herring e Lúcia Santaella estão entre os principais autores que fundamentaram o estudo. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431693.pdf: 2127574 bytes, checksum: 431179c350edb56b329ee0dcbd5214c9 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14031/431693.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO SOCIAL | por |
dc.subject | CONVERSAÇÃO | por |
dc.subject | YOUTUBE | por |
dc.subject | REDES SOCIAIS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Conversação mediada por vídeos no YouTube : o caso Blade376 | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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431693.pdf | Texto Completo | 2,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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