Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSandini, Silvana Maria-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256413H0por
dc.contributor.advisor1Moura, Cláudia Peixoto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706638T9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:16Z-
dc.date.available2010-12-21-
dc.date.issued2010-06-12-
dc.identifier.citationSANDINI, Silvana Maria. O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão. 2010. 506 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4431-
dc.description.resumoA dissertação tem por objetivo investigar o potencial do blog corporativo como interface no desenvolvimento do Gerenciamento da Impressão (Goffman, 2007 [1959]; Mohamed, Gardner e Paolillo, 1999). Aqui entendido como uma forma de interação e comunicação social, o Gerenciamento da Impressão abrange o conjunto de atividades que uma organização espetacular (Wood Junior, 2001) desenvolve no sentido de influenciar o modo como os outros a veem, ou seja, a impressão ou imagem que os públicos de interesse possuem a seu respeito. Com a inclusão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e Web 2.0 (Lévy, 1999; Lemos, 2008; Safko e Brake, 2009), desenha-se um cenário corporativo contemporâneo, que demanda a atualização/adaptação de tradicionais práticas e suscita o questionamento: como o blog corporativo pode contribuir para o Gerenciamento da Impressão? A pesquisadora adota, como procedimento metodológico, a Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 2002) que, reforçada pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2009 [1977]), possibilita a exploração do blog da companhia Tecnisa, sob uma ampla perspectiva. Observou-se que o Gerenciamento da Impressão, desenvolvido pelo firewall da comunicação, se concretiza através da apropriação das ferramentas da Web 2.0 e contempla o desenvolvimento de estratégias de envolvimento de forma organizada e administrável. Entretanto, no ciberespaço, as relações não ocorrem da mesma maneira e a seleção planejada de táticas que possam ser adequadas para esse contexto torna-se essencial, já que evita uma desnecessária superexposição.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 427590.pdf: 4174861 bytes, checksum: 04930a2e72811ad90922e0b851f3c2d8 (MD5) Previous issue date: 2010-06-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13890/427590.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DIGITALpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpor
dc.subjectCIBERESPAÇOpor
dc.subjectBLOGSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO blog corporativo como interface no gerenciamento da impressãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
427590.pdfTexto Completo4,08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.