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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Cassiana Maris Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708614J5por
dc.contributor.advisor1Scroferneker, Cleusa Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702338J6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:13Z-
dc.date.available2010-08-16-
dc.date.issued2010-05-28-
dc.identifier.citationCRUZ, Cassiana Maris Lima. A comunicação interna na perspectiva da avaliação institucional em universidades no Rio Grande do Sul. 2010. 1 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4423-
dc.description.resumoEste estudo propõe-se investigar o indicador Comunicação Interna que integra a Dimensão 4 Comunicação com a Sociedade (Sinaes), Lei nº 10.861/2004 (BRASIL, 2004). Para tanto, busca conhecer a concepção e a relevância da comunicação e comunicação interna na e para a universidade e a compreensão do significado de canais de comunicação, sistemas de informação e ouvidoria. Adota o Paradigma da Complexidade (MORIN, 2003a) como o método orientador por entender que proporciona uma visão inter-relacional e sistêmica dos fenômenos, na perspectiva dos princípios dialógico, recursivo e hologramático. A revisão teórica articulou conceitos relacionados à avaliação institucional (DIAS SOBRINHO, 2003, 2008), comunicação (MORIN, 2003c), comunicação organizacional (KUNSCH, 2003), comunicação interna (SROFERNEKER, 2007), cultura organizacional, linguagem e informação, dentre outros. Em razão da natureza dos objetivos da investigação, realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, adotando a abordagem de estudos multicasos (YIN, 2001) em três universidades no Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas pessoais em profundidade com os gestores responsáveis pela avaliação institucional e pela comunicação nas instituições de educação superior. Pelas falas dos entrevistados foi possível corroborar a tese de que comunicação e comunicação interna, conforme a proposição do Sinaes, assumem um caráter descritivo/instrumental/operacional, isto é, de transmitir informação, embora exista o reconhecimento de que a comunicação pressupõe diálogo; que a comunicação interna trata das relações interpessoais, ocorrendo por meio de canais de comunicação formais e informais; que os sistemas de informação armazenam e transmitem informações para que decisões gerenciais possam ser tomadas e que a ouvidoria é um canal de comunicação presencial ou on line que propicia a melhoria da qualidade dos processos nas universidades.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425380.pdf: 829146 bytes, checksum: 84ca2f7725fb88f0329e25be01e8e6bc (MD5) Previous issue date: 2010-05-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13892/425380.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpor
dc.subjectUNIVERSIDADES - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectUNIVERSIDADES - BRASIL - AVALIAÇÃO INSTITUCIONALpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO NA EMPRESApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA comunicação interna na perspectiva da avaliação institucional em universidades no Rio Grande do Sulpor
dc.typeTesepor
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