Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWeymar, Lúcia Bergamaschi Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131640Y7por
dc.contributor.advisor1Cauduro, Flávio Vinicius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781322U1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:09Z-
dc.date.available2010-05-04-
dc.date.issued2010-03-29-
dc.identifier.citationWEYMAR, Lúcia Bergamaschi Costa. Design entre aspas : indícios de autoria nas marcas da comunicação gráfica. 2010. 437 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4409-
dc.description.resumoDesign entre aspas é uma tese que parte dos pressupostos de que toda a comunicação se baseia em relações de alteridade, de que são indissociáveis os sujeitos e seus objetos e, sendo assim, de que a autoria (ou a neutralidade) presente no portfólio de um comunicador é efeito intencional das interlocuções estabelecidas. Neste cenário, se questiona: Que indícios de autoria podem ser verificados nos diferentes projetos de identidade visual de um mesmo designer em que as relações de comunicação e alteridade entre ele e seus clientes diferem? Na tentativa de buscar respostas à questão a tese objetiva construir uma estratégia teóricometodológica para o entendimento do processo de design e do circuito da comunicação gráfica com o intuito de verificar indícios de autoria em projetos de marcas. A partir da perspectiva da sociologia compreensiva que estimula vários ângulos de análise para cada objeto de análise a pesquisa problematiza o design autoral explorando-o e analisando-o em suas dimensões contextuais, teóricas e empíricas num recorte que perpassa os últimos quarenta anos. Contextualmente, examina o imaginário coletivo no que se refere a marcas projetadas a datar de 1965 através da pesquisa bibliográfica e documental. Teoricamente, pesquisa a autoria em design e seus efeitos comunicacionais pelo interior de variados dispositivos criativos tais como as discussões pós-estruturalistas acerca de autoria, os discursos estadunidenses e britânicos por elas instaurados, a teoria semiótica, os estudos acerca de identidade cultural e identidade visual e, enfim, as teorias e métodos projetuais em design. Empiricamente, descreve, analisa e interpreta marcas gráficas de designers de renome nacional por meio da experiência factual de entrevistas com eles realizadas, de onde emergem simultaneamente generalizações e particularizações coerentes, ainda que polêmicas, com a pesquisa pós-moderna em design gráfico.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422986.pdf: 4052011 bytes, checksum: 3f6776112cbecbdb6b1cde5f5e223a52 (MD5) Previous issue date: 2010-03-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13798/422986.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17562/000422986-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bA-1.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17564/000422986-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bB-2.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17566/000422986-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bC-3.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17568/000422986-Texto%2bCompleto%2bAnexo%2bD-4.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO VISUALpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO GRÁFICApor
dc.subjectDESIGN GRÁFICOpor
dc.subjectMARCASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleDesign entre aspas : indícios de autoria nas marcas da comunicação gráficapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
422986.pdfTexto Completo3,96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
000422986-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdfTexto Completo - Anexo A150,31 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
000422986-Texto+Completo+Anexo+B-2.pdfTexto Completo - Anexo B118,83 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
000422986-Texto+Completo+Anexo+C-3.pdfTexto Completo - Anexo C196,5 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
000422986-Texto+Completo+Anexo+D-4.pdfTexto Completo - Anexo D287,09 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.