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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Tiago Weschenfelder de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8601815266849657por
dc.contributor.advisor1Wainberg, Jacques Alkalai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781398T5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:03Z-
dc.date.available2010-01-22-
dc.date.issued2009-12-17-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4393-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é abordar um tema relevante no atual contexto da economia do Estado do Rio Grande do Sul, em que aceleradas transformações neste ambiente provocam mudanças no setor. A comunicação na negociação internacional tem merecido destaque na comunidade acadêmica e, como consequência, há uma série de pesquisas sendo desenvolvidas a este respeito. No meio empresarial, pesquisar a comunicação e a negociação internacional, focadas no perfil e nas estratégias dos negociadores gaúchos, torna-se uma excelente fonte de informação acerca das percepções quanto a esta realidade. Desta forma, esta pesquisa consiste na realização de um estudo qualitativo, com o propósito de caracterizar e analisar o perfil dos negociadores internacionais de três empresas exportadoras do Rio Grande do Sul em 2007, bem como as suas estratégias de comunicação e de relacionamento internacional e intercultural. Os dados foram coletados através de entrevistas, realizadas em profundidade, realizadas nas empresas, visando à identificação e ao mapeamento das características intelectuais dos negociadores globais, das estratégias de comunicação utilizadas por estes atores em seus relacionamentos internacionais e dos atributos e valores considerados estratégicos por eles na interlocução internacional. Os resultados, depois de avaliados, apontam que a comunicação é a alavanca necessária e determinante para todo processo de negociação internacional. Verificou-se que os negociadores internacionais, nos diferentes segmentos pesquisados, têm uma história em comum de crescimento pessoal/profissional dentro das empresas nas quais atuam. Diante disto, demonstram as suas habilidades e competências para o relacionamento com os negociadores do exterior, cuja característica principal é uma visão de mundo (local/globalizada), ou seja, da cultura (idioma, valores, costumes, crenças e pensamentos) dos países com que mantêm relações de negócios.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419809.pdf: 278469 bytes, checksum: fd531ccec03320b1695af659d518b1b4 (MD5) Previous issue date: 2009-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13875/419809.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMÉRCIO EXTERIORpor
dc.subjectNEGOCIAÇÕES COMERCIAISpor
dc.subjectRELAÇÕES INTERPESSOAISpor
dc.subjectCOMPORTAMENTO ORGANIZACIONALpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpor
dc.subjectCULTURA ORGANIZACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação e negociação internacionais : o perfil e as estratégias do negociador gaúchopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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