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dc.creatorKalil, Samara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0750406272933745por
dc.contributor.advisor1Ramos, Roberto José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:03Z-
dc.date.available2010-01-15-
dc.date.issued2009-12-10-
dc.identifier.citationKALIL, Samara. Comunicação e moda : uma análise semiológica na revista Claudia. 2009. 156 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4392-
dc.description.resumoAs revistas femininas existem no Brasil desde o século XIX, e surgiram em paralelo ao aparecimento da Imprensa no país. No entanto, foi somente nos últimos dez anos, com a implantação de cursos de graduação com enfoque na Moda, que as publicações científicas sobre o assunto, como livros e trabalhos acadêmicos, tomaram força. Apesar de já existirem registros sobre o segmento da Moda, dentro dos estudos sociais de Comunicação, ainda é bastante difícil compreender o fenômeno sob essa perspectiva. Assim, a fim de colocar em prática análises sobre a Comunicação e a Moda, tendo em vista a capacidade de diálogo que ambas podem estabelecer, propusemo-nos a lançar um olhar sobre imagens e textos de Moda, veiculados em seis reportagens da Revista Claudia, nos anos 1988, 1998 e 2008. Nossas reflexões serão ancoradas na Dialética Histórico-Estrutural (DHE), tendo, como técnica metodológica, a Semiologia. As categorias de análise a priori, constituídas através dos pressupostos de Roland Bathes, são : Fotografia, Cultura, Poder, Mito e Socioleto, com o surgimento a posteriori das categorias Cor e Repetição. Portanto, na primeira etapa do trabalho, traremos um breve resgate sobre a história das revistas na imprensa brasileira. A seguir, lembraremos dos formatos e conteúdos que eram abordados. Por conseguinte, falaremos da continuidade e permanência de uma imprensa voltada para as mulheres ou feita por elas. Citaremos exemplos de momentos políticos marcantes para a imprensa do país e, sua relação com as revistas ilustradas. Traremos à tona a segmentação das revistas, bem como as principais publicações voltadas ao nicho da mulher e, em especial, a Moda. Depois, focaremos na Revista Claudia e contaremos sua trajetória. Após, apresentaremos a teoria-base de nossa pesquisa. Na segunda etapa realizamos a leitura semiológica das reportagens e observamos as evidências. Salientamos que, os sentidos produzidos por nós, relacionam-se com o momento histórico e social atual, sem fugir da nossa interpretação como pesquisadores. Trata-se assim, de somente uma das verdades possíveis de serem ditas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419630.pdf: 3670211 bytes, checksum: da1ee14e48ad4e5dd4cb7080334aa6dd (MD5) Previous issue date: 2009-12-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13843/419630.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSApor
dc.subjectJORNALISMOpor
dc.subjectMODApor
dc.subjectSEMIOLOGIApor
dc.subjectREVISTAS FEMININAS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação e moda : uma análise semiológica na revista Claudiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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