Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchifino, Ana Paula Albrecht-
dc.contributor.advisor1Ramos, Roberto José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:00Z-
dc.date.available2009-07-01-
dc.date.issued2009-06-16-
dc.identifier.citationSCHIFINO, Ana Paula Albrecht. Comunicação e poder : uma leitura semiológica da campanha institucional RBS "O amor é a melhor herança. Cuide das crianças". 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4381-
dc.description.resumoO acesso aos veículos de Comunicação Social trouxeram várias implicações para os cidadãos da atualidade. No Brasil, um país subdesenvolvido, onde a exclusão social, a falta de acesso a fatores de qualidade de vida, a Televisão parece ser veículo de Comunicação mais acessível, mais presente, assumindo um papel de destaque no dia a dia. Deste modo, a multiplicidade da sua realidade ideologicamente estruturada, envolve todo o corpo social, multiplicado a sua influência sobre os telespectadores. O propósito do presente estudo é compreender aspectos relevantes da Campanha Institucional: O Amor é a Melhor Herança. Cuide das Crianças, da maior empresa de Comunicação da Região Sul do país, a Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), pertencente à família Sirotsky. O objetivo deste trabalho é aplicar as categorias, a priori, pertencentes à Semiologia, de Barthes: Discurso, Estereótipo, Poder, Imaginário e Cultura, buscando apoio nos significados culturais e psicológicos das cores, de Farina, e nos significados dos símbolos, de Chevalier, Lurker e Becker. Através do Método Estrutural, usando a Semiologia barthesiana, é estudado a campanha, por intermédio dos seis primeiros vídeos, produzidos para a Televisão e a sua relação com os seus telespectadores, a fim de buscar a compreensão da estratégia de Mídia utilizada pela RBS, para se enaltecer, institucionalmente, diante do seu público. A atualidade é invadida de estímulos visuais e isto faz com que seja grande o perigo de se agravar ainda mais a capacidade do pensamento imaginativo de cada indivíduo. Assim, o estudo dos símbolos e das cores é usado nesse trabalho para a investigação das linguagens não verbais dos vídeos analisados, pois pode ajudar as pessoas a encontrarem meios e caminhos, para ver atrás das coisas e deste modo ligar as manifestações visuais e verbais do mundo atual.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413882.pdf: 2597684 bytes, checksum: 91d6062ca693dd7e0e81b316024c2507 (MD5) Previous issue date: 2009-06-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13855/413882.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSApor
dc.subjectSEMIOLOGIApor
dc.subjectTELEVISÃO - BRASILpor
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpor
dc.subjectPODERpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação e poder : uma leitura semiológica da campanha institucional RBS "O amor é a melhor herança. Cuide das crianças"por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
413882.pdfTexto Completo2,54 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.