Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWasserman, Marcelo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253775P3por
dc.contributor.advisor1Gomes, Neusa Demartini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793934U6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:40:54Z-
dc.date.available2009-04-08-
dc.date.issued2009-03-24-
dc.identifier.citationWASSERMAN, Marcelo. O riso é coisa séria : o humor na publicidade institucional como alternativa persuasiva. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4368-
dc.description.resumoA dissertação de mestrado intitulada O riso é coisa séria: o humor na publicidade institucional como alternativa persuasiva tem como objetivo reconhecer os tipos de humor presentes no objeto de estudo e o modo como participam na busca de um efeito de persuasão, estabelecendo uma relação entre o contexto no qual essa comunicação está inserida e os atributos socioculturais que constituem o ambiente dos seus públicos-alvos. Buscamos a compreensão dos mecanismos constituintes da chamada publicidade institucional, que, ao utilizar o humor, pretende conscientizar o público frente a um problema, motivando-o a cumprir uma ação dentro da sociedade. O humor constitui um elemento significativo para a entendimento dos processos de comunicação e dos comportamentos reconhecíveis na era atual. Nossa perspectiva estende-se para um nível estético-cognitivo, no qual a publicidade geralmente está associada a um processo envolvido no prazer dos atos de consumo e nas reações derivadas desses impulsos. Entretanto, a publicidade institucional, transforma o efeito prazeroso do riso em argumento persuasivo ao utilizar o humor na sua estrutura discursiva para obter resultados favoráveis. As categorias de riso apresentadas por Propp e a co-relação teórica entre os estudos de Bergson e as descobertas de Freud nos permitem perceber uma visão abrangente do fenômeno riso dentro da sociedade, sobretudo na comunicação, servindo como suporte teórico na interpretação de nosso objeto quando avaliadas pela Dialética Histórico-Cultural. Percebemos que a comunicação persuasiva, que utiliza o humor é virtualmente capaz de criar um ambiente favorável à conscientização do telespectador frente à problemas enfrentados pela sociedade e portanto, a publicidade institucional pode desta maneira, pelo estímulo de prazer gerado pelo humor, potencializar seus argumentos e permitir ao publicitário um domínio suficiente para garantir seus propósitos em um processo persuasivopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:40:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410954.pdf: 1958551 bytes, checksum: 420293bca70087ef5afae924fa228fd7 (MD5) Previous issue date: 2009-03-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13736/410954.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPUBLICIDADEpor
dc.subjectHUMORpor
dc.subjectPERSUASÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO riso é coisa séria : o humor na publicidade institucional como alternativa persuasivapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
410954.pdfTexto Completo1.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.