Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorContreras, Carolina Andrea Díaz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247023H7por
dc.contributor.advisor1Gutfreind, Cristiane Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761795H9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:40:53Z-
dc.date.available2009-03-11-
dc.date.issued2009-03-04-
dc.identifier.citationCONTRERAS, Carolina Andrea Díaz. Personagens femininas na filmografia de Sofia Coppola : representações e identidade no cinema contemporâneo. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4365-
dc.description.resumoEste trabalho examina os três filmes de longa-metragem dirigidos por Sofia Coppola: As virgens suicidas (The virgin suicides, 1999), Encontros e desencontros (Lost in translation, 2003) e Maria Antonieta (Maria Antoniette, 2006), sempre protagonizados por mulheres. Nosso propósito é pensar essas personagens em diálogo com a dificuldade de definir a ideia de mulher e o feminino, questionando temáticas de gênero, assim como a rigidez dos esquemas culturais da identidade sexual (Judith Butler, 2001). Coppola nos permite refletir sobre a representação (Francesco Casetti, 1996 e Jacques Rancière, 2005) das mulheres, através de personagens autônomas e deslocadas, que vivem em ambientes opressivos. As protagonistas desses filmes estão unidas por temas como a exploração do erotismo e o estado de contemplação, que são sintomas das sociedades contemporâneas e mostra da incerteza do sujeitopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:40:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 409855.pdf: 4922404 bytes, checksum: f7e36aa9b13782d1671816db83ea48f1 (MD5) Previous issue date: 2009-03-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13637/409855.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCINEMApor
dc.subjectCRÍTICA CINEMATOGRÁFICApor
dc.subjectCOPPOLA, SOFIA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectPERSONAGENS (CINEMA)por
dc.subjectMULHERES NO CINEMApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titlePersonagens femininas na filmografia de Sofia Coppola : representações e identidade no cinema contemporâneopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
409855.pdfTexto Completo4,81 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.