Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4365
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Contreras, Carolina Andrea Díaz | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247023H7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gutfreind, Cristiane Freitas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761795H9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:40:53Z | - |
dc.date.available | 2009-03-11 | - |
dc.date.issued | 2009-03-04 | - |
dc.identifier.citation | CONTRERAS, Carolina Andrea Díaz. Personagens femininas na filmografia de Sofia Coppola : representações e identidade no cinema contemporâneo. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4365 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho examina os três filmes de longa-metragem dirigidos por Sofia Coppola: As virgens suicidas (The virgin suicides, 1999), Encontros e desencontros (Lost in translation, 2003) e Maria Antonieta (Maria Antoniette, 2006), sempre protagonizados por mulheres. Nosso propósito é pensar essas personagens em diálogo com a dificuldade de definir a ideia de mulher e o feminino, questionando temáticas de gênero, assim como a rigidez dos esquemas culturais da identidade sexual (Judith Butler, 2001). Coppola nos permite refletir sobre a representação (Francesco Casetti, 1996 e Jacques Rancière, 2005) das mulheres, através de personagens autônomas e deslocadas, que vivem em ambientes opressivos. As protagonistas desses filmes estão unidas por temas como a exploração do erotismo e o estado de contemplação, que são sintomas das sociedades contemporâneas e mostra da incerteza do sujeito | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:40:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 409855.pdf: 4922404 bytes, checksum: f7e36aa9b13782d1671816db83ea48f1 (MD5) Previous issue date: 2009-03-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13637/409855.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | CINEMA | por |
dc.subject | CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA | por |
dc.subject | COPPOLA, SOFIA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | PERSONAGENS (CINEMA) | por |
dc.subject | MULHERES NO CINEMA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Personagens femininas na filmografia de Sofia Coppola : representações e identidade no cinema contemporâneo | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
409855.pdf | Texto Completo | 4,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.