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dc.creatorDomingues, Juan de Moraes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253516T9por
dc.contributor.advisor1Haussen, Doris Fagundes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783274E2por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:40:50Z-
dc.date.available2009-01-06-
dc.date.issued2008-12-10-
dc.identifier.citationDOMINGUES, Juan de Moraes. Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4357-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a força de permanência do mito de Che Guevara 40 anos depois de sua morte. Desde que foi morto na Bolívia, em outubro de 1967, Che se transformou em mito, a despeito de suas distintas versões e releituras ao longo do tempo. A famosa foto de Alberto Korda, reproduzida aos milhares nessas quatro décadas, se tornou uma espécie de totem ideológico, mas também uma imagem consumida por milhares de pessoas das mais diferentes maneiras. Esta dissertação, portanto, se ocupa em verificar a trajetória deste mito e a força que o mantém. Para isso, o estudo identifica ao menos quatro variáveis que atuam no fortalecimento do mito de Che: a midiática, a ideológica, a imagética e a de consumo. Embora não ajam necessariamente de forma simultânea e nem na ordem acima citada, é este ciclo que retroalimenta o universo guevarista. É importante notar que dentre as quatro variáveis, é a mídia que, em seus diferentes suportes, potencializa as outras três, impulsionando a imagem, o consumo e a ideologia de Che e seu mito.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:40:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407971.pdf: 2301241 bytes, checksum: 2c2a812141f3b25e08595dee907fd565 (MD5) Previous issue date: 2008-12-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13477/407971.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIOpor
dc.subjectMÍDIApor
dc.subjectIMAGENS E ÍDOLOSpor
dc.subjectIDEOLOGIASpor
dc.subjectCONSUMOpor
dc.subjectIMAGENS - REPRESENTAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleChe Guevara : a mídia como potencializadora do mitopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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