Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4354
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Tonin, Juliana | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735587U6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Juremir Machado da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782884U9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:40:49Z | - |
dc.date.available | 2008-11-19 | - |
dc.date.issued | 2008-10-14 | - |
dc.identifier.citation | TONIN, Juliana. Espetáculo, simulacro, tribalismo, hipermodernidade : paradoxos da sociedade da imagem. 2008. 222 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4354 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa consiste em compreender qual é o papel desempenhado pela imagem no contexto em que se apresentam plurais suas condições de produção, emissão e recepção. Através de um estudo teórico que refletirá as idéias de Guy Debord, Jean Baudrillard, Michel Maffesoli e Gilles Lipovetsky, pretende-se "compreender no choque" o que se pode pensar da imagem pós-moderna. Explorar as várias possibilidades de resposta dadas por eles é o alvo maior a ser atingido. Isto porque eles apresentam argumentos díspares capazes de promover uma outra via de acesso ao conhecimento: aquela que opta pelo desvio, pelo paradoxo. Julga-se ser esta a melhor maneira de olhar para a diversidade do social que sempre escorre quando tenta ser contido na linearidade de um argumento. Guy Debord em sua tese 04 designou: o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada pelas imagens. Como Jean Baudrillard definiria o simulacro? E Michel Maffesoli, o tribalismo? E Gilles Lipovetsky, a hipermodernidade? Tentar-se-á apresentar as possíveis definições em "forma de tese 04" para melhor ver, abordar, comparar, separar os pensamentos de cada um acerca da imagem. A Sociologia Compreensiva apresentada por Maffesoli será a metodologia fundamental para, no mínimo, garantir a coragem no início do projeto. E Hans-Georg Gadamer auxiliará a compreender a labilidade hermenêutica como garantia do conhecimento. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:40:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407085.pdf: 2808565 bytes, checksum: 2f8f02d9dd6bcd32cb030535ea9890bd (MD5) Previous issue date: 2008-10-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12947/407085.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO SOCIAL | por |
dc.subject | IMAGEM | por |
dc.subject | PÓS-MODERNIDADE | por |
dc.subject | IMAGENS - REPRESENTAÇÃO | por |
dc.subject | IMAGEM - HISTÓRIA | por |
dc.subject | SOCIEDADE DE CONSUMO | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO VISUAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Espetáculo, simulacro, tribalismo, hipermodernidade : paradoxos da sociedade da imagem | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
407085.pdf | Texto Completo | 2.74 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.