Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4340
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Rui Antônio de | - |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Maria Helena Steffens de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771244E6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:40:45Z | - |
dc.date.available | 2008-06-06 | - |
dc.date.issued | 2008-04-28 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rui Antônio de. Idéias de educação na comunicação do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005. 2008. 155 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4340 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa resgata aspectos da história do jornal Mundo Jovem, cuja circulação iniciou em 1963 até a atualidade. De um "boletim vocacional", gestado no Seminário Maior de Viamão RS, Mundo Jovem tornou-se um impresso voltado ao mundo da educação juvenil, divulgando conteúdos e idéias interdisciplinares. O Jornal Mundo Jovem é um veículo que discute, através de suas matérias, os diferentes paradigmas da educação brasileira, que são debatidos em sala de aula e entre os educadores e assinantes deste periódico. Ou, mais ainda, este impresso propõe um modelo de educação: popular, crítica, democrática, dialógica e libertadora, pois se trata de uma publicação que apresenta idéias e propostas, sem ser apenas o reflexo do seu tempo. Sendo assim, este trabalho discute como o periódico comunica os paradigmas educacionais adotados no país desde a década de 1960, com o propósito de formar pessoas autônomas, criativas, críticas e solidárias, capazes de explorar o universo de suas construções intelectuais. Os paradigmas serão analisados através dos artigos sobre educação, publicados no Mundo Jovem da década de 1960 até a de 2000, interpretando como eram feitas estas relações com o contexto social de cada época. Através da pesquisa aos textos e da interpretação, facilitada pela Hermenêutica de Profundidade, de John Thompson, e pela teoria da enunciação, de Patrick Charaudeau, procuro analisar a produção deste veículo de comunicação e seu propósito de educar através do jornalismo. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:40:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401354.pdf: 13062382 bytes, checksum: 76b8b16dcf3f4f2207e5329f4df8234a (MD5) Previous issue date: 2008-04-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12829/401354.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO SOCIAL | por |
dc.subject | JORNAIS - ASPECTOS SOCIAIS | por |
dc.subject | PUCRS - JORNAL MUNDO JOVEM | por |
dc.subject | ANÁLISE DO DISCURSO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Idéias de educação na comunicação do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005 | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
401354.pdf | Texto Completo | 12.76 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.