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dc.creatorSouza, Rui Antônio de-
dc.contributor.advisor1Castro, Maria Helena Steffens de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771244E6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:40:45Z-
dc.date.available2008-06-06-
dc.date.issued2008-04-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Rui Antônio de. Idéias de educação na comunicação do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005. 2008. 155 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4340-
dc.description.resumoEsta pesquisa resgata aspectos da história do jornal Mundo Jovem, cuja circulação iniciou em 1963 até a atualidade. De um "boletim vocacional", gestado no Seminário Maior de Viamão RS, Mundo Jovem tornou-se um impresso voltado ao mundo da educação juvenil, divulgando conteúdos e idéias interdisciplinares. O Jornal Mundo Jovem é um veículo que discute, através de suas matérias, os diferentes paradigmas da educação brasileira, que são debatidos em sala de aula e entre os educadores e assinantes deste periódico. Ou, mais ainda, este impresso propõe um modelo de educação: popular, crítica, democrática, dialógica e libertadora, pois se trata de uma publicação que apresenta idéias e propostas, sem ser apenas o reflexo do seu tempo. Sendo assim, este trabalho discute como o periódico comunica os paradigmas educacionais adotados no país desde a década de 1960, com o propósito de formar pessoas autônomas, criativas, críticas e solidárias, capazes de explorar o universo de suas construções intelectuais. Os paradigmas serão analisados através dos artigos sobre educação, publicados no Mundo Jovem da década de 1960 até a de 2000, interpretando como eram feitas estas relações com o contexto social de cada época. Através da pesquisa aos textos e da interpretação, facilitada pela Hermenêutica de Profundidade, de John Thompson, e pela teoria da enunciação, de Patrick Charaudeau, procuro analisar a produção deste veículo de comunicação e seu propósito de educar através do jornalismo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:40:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401354.pdf: 13062382 bytes, checksum: 76b8b16dcf3f4f2207e5329f4df8234a (MD5) Previous issue date: 2008-04-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12829/401354.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectJORNAIS - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectPUCRS - JORNAL MUNDO JOVEMpor
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleIdéias de educação na comunicação do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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