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dc.creatorZamberlan, Liége-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750490J2por
dc.contributor.advisor1Ramos, Roberto José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:40:44Z-
dc.date.available2008-05-15-
dc.date.issued2008-04-10-
dc.identifier.citationZAMBERLAN, Liége. Comunicação, meio ambiente e shopping center : poder e globalização. 2008. 288 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4338-
dc.description.resumoAs representações da Natureza, ao serem evocadas pelos Meios de Comunicação, buscam decodificação, em parceria com as diversas áreas de atuação, infiltrando-se na cotidianidade. No contexto brasileiro, caracterizado por uma realidade social desequilibrada, as pessoas deslocam-se para o interior de estruturas comerciais, pensadas nos moldes globais e capitalistas, nas quais percebemos a reconstituição de um ecossistema, adequado à fluência das práticas diárias. A partir de então, tal observação é capaz de ser percebida neste estudo, estruturado a partir do diálogo Ecologia/Meio Ambiente/Shopping Center, procurando observar de que forma as mensagens, de cunho ecológico e ambiental, podem ser veiculadas na delimitação espacial, configurada em centros de convivência. Contemplando o Princípio Sistêmico ou Organizacional, tomaremos o Iguatemi, de Porto Alegre, como o todo do objeto, enquanto que as partes são indicadas pelas 24ª e 26ª edições da campanha Cubra o Mundo de Verde, em comunhão com recorte publicitário divulgado em meio impresso, referente ao Donna Fashion Iguatemi 2005. Ainda, integrando o corpus, destacamos a primeira versão de inverno do evento de Moda, acima, assinalado, organizado com base na proposta Carbon Free, além da campanha do Greenpeace, que alertou sobre o desmatamento na Amazônia. A fim de explicitarmos a discursividade, agraciando a produção de sentido, nos níveis verbal e não-verbal, contaremos com o Paradigma da Complexidade, de Morin, assinando a metodologia, e com a Semiologia, de Barthes, como técnica metodológica, numa Pesquisa Semiológica, sob enfoque sociopolítico. A fundamentação teórica, a priori, revela a Comunicação, de Morin, através das subcategorias Cor, de Farina, Studium e Punctum, de Barthes, Nome, de Cassirer, e Estereótipo, de Barthes. Aparecem, também, as categorias de Poder, Mito e Cultura, de Barthes, e Conhecimento, de Morin. Com base em tais pressupostos teórico-metodológicos, a Tese busca revelar, via Comunicação, como a mensagem sobre Ecologia e Meio Ambiente pode ser transmitida no centro comercial, no qual se consolidam os diálogos sociais.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:40:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400734.pdf: 13549577 bytes, checksum: 8ffbc6f39dc563a9299e5131a2ee9772 (MD5) Previous issue date: 2008-04-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12561/400734.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectGLOBALIZAÇÃOpor
dc.subjectECOLOGIApor
dc.subjectMEIO AMBIENTEpor
dc.subjectSHOPPING CENTERSpor
dc.subjectCOMPLEXIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação, meio ambiente e shopping center : poder e globalizaçãopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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