Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Ana Luiza Coiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227410J1por
dc.contributor.advisor1Escosteguy, Ana Carolina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760667E0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:40:42Z-
dc.date.available2008-04-18-
dc.date.issued2008-03-14-
dc.identifier.citationMORAES, Ana Luiza Coiro. A síndrome do protagonista : uma abordagem cultural às personagens dos espetáculos de realidade da mídia. 2008. 319 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4329-
dc.description.resumoA hipótese que se apresenta é de que há uma síndrome do protagonista em curso na contemporaneidade, cujas estruturas de sentimento se forjam na cultura da mídia. Nessa condição, encontram-se os sujeitos comuns que se alçam à visibilidade midiática, através da participação em algum espetáculo de realidade novo gênero que inclui o formato reality show da televisão, mas, também, as cartas e depoimentos a seções de leitores de jornais ou revistas, a programas de rádio ou blogs da internet. Considera-se que a premissa histórica para o protagonismo o direito à expressão do sujeito comum, hoje exacerbado em culto à personalidade localiza-se no movimento romântico e que os espetáculos de realidade são herdeiros da estética do folhetim (este mesmo uma exacerbação emocional da proposta romântica) e do fait divers, a fórmula folhetinesca do jornalismo. Por isso, o sujeito comum, no momento em que emerge do seu lugar de receptor para tornar-se personagem midiática, busca seus modelos de atuação nas personagens-tipo que ali tiveram sua origem e que se consolidaram, depois, nas rádio e telenovelas. Apresenta-se, então, uma proposta de mapeamento das personagens-tipo dos espetáculos de realidade.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:40:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400350.pdf: 2255646 bytes, checksum: 71879aa31b0407274e70e02d4fd14dca (MD5) Previous issue date: 2008-03-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10512/400350.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectCULTURA E MÍDIApor
dc.subjectPERSONAGENS - MÍDIA - ANÁLISEpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA síndrome do protagonista : uma abordagem cultural às personagens dos espetáculos de realidade da mídiapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400350.pdfTexto Completo2.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.