Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVernier, Laura Desirée Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450457E6por
dc.contributor.advisor1Bagolin, Izete Pengo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763484P6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:27:05Z-
dc.date.available2013-09-05-
dc.date.issued2013-03-26-
dc.identifier.citationVERNIER, Laura Desirée Silva. Determinantes do desempenho escolar no estado do Rio Grande do Sul no ano de 2007 : uma análise com regressões quantílicas. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3954-
dc.description.resumoNas últimas décadas, a educação vem sendo destacada pela literatura econômica como um importante meio para o crescimento e desenvolvimento econômico. O presente trabalho busca identificar os determinantes do desempenho escolar no Rio Grande do Sul para o ano de 2007, através de estimações por Regressões Quantílicas. Para isto, são feitas duas análises diferenciadas, uma considerando as médias escolares; e outra mais desagregada, considerando a proficiência individual dos estudantes e a heterogeneidade das regiões do Estado. Na primeira análise, demonstrou-se que as características dos professores, diretores e alunos são os principais determinantes do desempenho médio escolar. Com relação ao resultado individual, somente as questões sócio-econômicas dos estudantes apresentaram efeito. Além disso, verificaram-se diferenças significativas no desempenho escolar conforme a região, indicando que participar de determinado Conselho Regional de Desenvolvimento impacta nas proficiências individuais.por
dc.description.abstractIn the past few decades, education has been highlighted by the economic literature as an important mean for growth and economic development. The present study aims to identify the determinants for school achievements at Rio Grande do Sul state for the year 2007 through Quantile Regression estimation. To that end, two different analysis are made, one considering average grades; and another more desegregated, considering individual students proficiency and intra-state regional heterogeneity. The first analysis showed that teachers, students and school director s characteristics are the prime determinant for average school performance. In regard to individual achievements, only socio-economic matters revealed significant effect. Furthermore, significant regional differences on school performance were observed, indicating that to participate in a particular Conselho Regional de Desenvolvimento impacts individual proficiency.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:27:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 450537.pdf: 2108770 bytes, checksum: c30a573976f6604801125d3279108076 (MD5) Previous issue date: 2013-03-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13701/450537.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administraç, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectECONOMIApor
dc.subjectDESEMPENHO ESCOLARpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - ASPECTOS ECONÔMICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleDeterminantes do desempenho escolar no estado do Rio Grande do Sul no ano de 2007 : uma análise com regressões quantílicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
450537.pdfTexto Completo2.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.