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dc.creatorXerxenevsky, Lauren Lewis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730299A6por
dc.contributor.advisor1Jacinto, Paulo de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797984P0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:26:58Z-
dc.date.available2012-04-19-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.citationXERXENEVSKY, Lauren Lewis. Programa mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3924-
dc.description.resumoO Programa Mais Educação é uma iniciativa do Governo Federal para a implementação da educação integral nas escolas públicas de todo o Brasil e está em funcionamento desde 2008. O programa, que contava com 274 escolas participantes no Rio Grande do Sul no ano de 2009, tem como uma das suas finalidades a implementação de ações pedagógicas e socioeducativas no contra-turno das escolas para melhorar o rendimento e o aproveitamento dos alunos. Nesse trabalho, avaliou-se o impacto do programa nas notas médias de português e matemática das escolas públicas do Rio Grande do Sul na Prova Brasil (Inep/MEC) para a 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Utilizou-se o método de estimação de diferenças em diferenças conjugado com o pareamento através do propensity score matching. Demonstrou-se que o programa tem um efeito positivo e estatisticamente significativo para as notas médias de português das escolas participantes do programa na 4ª série do ensino fundamental. Esse impacto é maior para as escolas que iniciaram o programa em 2008, dado o maior tempo de exposição ao programa. Por outro lado, para a proficiência em matemática (resolução de problemas) da 4ª série, o efeito do programa mostrou-se negativo. Além disso, foi encontrado efeito nulo sobre o desempenho escolar dos alunos da 8ª série tanto para português quanto para matemática.por
dc.description.abstractThe Program of the Brazilian Federal Government called "Mais Educação", in operation since 2008, was created to implement continuing education in public schools throughout the country. The Program, which included 274 participating schools in the state of Rio Grande do Sul in 2009, has as one of its purposes the implementation of educational and socio-educational activities to improve the educational performance and attainment. In this study, was evaluated the impact of the Program in the average scores of the disciplines of Portuguese language and mathematics in public schools of Rio Grande do Sul obtained in exams (Prova Brasil) for the 4th and 8th-graders. The method used was of estimation of differences in differences in conjunction with propensity score matching. The program has a positive effect and is statistically significant for the average scores of Portuguese language in the 4th grade of the participating schools . This impact is higher for schools that participated in the program since 2008, given the longer exposure to the program. On the other hand, for proficiency in mathematics (problem solving) in the 4th grade, the effect of the program was negative. Furthermore, it was found no effect on performance of 8th grade students for both Portuguese language and mathematics.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:26:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437923.pdf: 1863180 bytes, checksum: 79ea83fbb6dfbd76feb3205134dd109b (MD5) Previous issue date: 2012-03-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13646/437923.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/165340/DIS_LAUREN_LEWIS_XERXENEVSKY_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administraç, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectECONOMIA - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectAVALIAÇÃO DE DESEMPENHOpor
dc.subjectPOLÍTICA EDUCACIONALpor
dc.subjectDESEMPENHO ESCOLARpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titlePrograma mais educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

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