Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, Luís Davi Vicensi-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292729Z0por
dc.contributor.advisor1Silva, Carlos Eduardo Lobo e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761892Z5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:26:54Z-
dc.date.available2011-01-11-
dc.date.issued2010-08-31-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Luís Davi Vicensi. Estratégias de comercialização para o produtor de arroz a partir da diversificação do período de venda. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3903-
dc.description.resumoAssim como na administração de ativos se procura mecanismos para melhorar a eficiência da relação risco retorno dos investimentos, este trabalho trouxe da Teoria de Carteiras a base para analisar melhores alternativas de rentabilidade na comercialização de arroz. A ideia foi considerar diferentes meses de comercialização como diferentes ativos e, a partir dos 12 ativos (meses) que compreenderam o período de uma safra a outra, foi construída a fronteira de eficiência de carteiras, conforme proposto por Markowitz (1952). Além disso, o trabalho utilizou os modelos CAPM e de Elton e Gruber (1978) para testar os mesmos ativos como expostos acima. Os resultados confirmam os ganhos que a diversificação pode trazer em termos de risco e retorno. No caso do modelo de Markowitz (1952), os meses de março e novembro foram os mais presentes na carteira de eficiência, sendo que quanto mais propenso ao risco for o produtor maior deverá ser a proporção de comercialização no mês de novembro.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:26:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 426933.pdf: 1517600 bytes, checksum: b8eded78370004f730ec906e88f10b5d (MD5) Previous issue date: 2010-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13599/426933.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administraç, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectECONOMIApor
dc.subjectARROZ - COMÉRCIOpor
dc.subjectESTRATÉGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleEstratégias de comercialização para o produtor de arroz a partir da diversificação do período de vendapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
426933.pdfTexto Completo1,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.