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dc.creatorAlencastro, Luciano Delfini-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4194458U1por
dc.contributor.advisor1Fochezatto, Adelar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728888Y6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:26:52Z-
dc.date.available2007-01-08-
dc.date.issued2006-08-11-
dc.identifier.citationALENCASTRO, Luciano Delfini. Eficiência na gestão de recursos em instituições privadas de ensino superior : estudo de caso. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3895-
dc.description.resumoNos últimos anos têm sido intensificados os estudos que avaliam as causas do crescimento e desenvolvimento econômico das nações. A percepção da importância da educação neste processo tem motivado o surgimento de novas técnicas que avaliam tanto quantitativamente como qualitativamente os sistemas educacionais. No caso do Brasil um dos interesses da administração pública em relação à educação superior é justamente a inclusão dos jovens no ensino superior. Uma das formas de inclusão pode ser através da redução dos custos do ensino superior privado, tornando as mensalidades mais acessíveis à população, especialmente a de menor renda. A alocação eficiente dos recursos é um caminho para a redução dos custos das instituições. Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência dos cursos de graduação de uma universidade privada, utilizando a análise envoltória de dados, uma técnica matemática baseada em programação linear, muito utilizada para avaliar a eficiência relativa de unidades administrativas e no setor público. Está técnica permite uma avaliação nos termos de minimização de insumos, mantendo fixo o nível de produto e/ou maximizar o produto mantendo fixo o nível de insumo. A partir dos resultados é possível elaborar uma curva de eficiência relativa, gerando assim um ranking entre os cursos, indicando os que estão na fronteira de eficiência e aqueles que se encontram abaixo desta fronteira. Neste sentido torna-se possível sugerir soluções para o aumento da eficiência.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:26:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 381728.pdf: 649213 bytes, checksum: 375439c9954f44b5a5b4f1b2079f3510 (MD5) Previous issue date: 2006-08-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13529/381728.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administraç, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENSINO SUPERIOR - ASPECTOS ECONÔMICOSpor
dc.subjectUNIVERSIDADES PARTICULARESpor
dc.subjectENSINO SUPERIOR - AVALIAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleEficiência na gestão de recursos em instituições privadas de ensino superior : estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

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