Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3856
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerrari, Vanessa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211975H7por
dc.contributor.advisor1Stulp, Valter Jose-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783184U3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:26:45Z-
dc.date.available2008-07-11-
dc.date.issued2008-04-30-
dc.identifier.citationFERRARI, Vanessa. O mercado de cervejas no Brasil. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3856-
dc.description.resumoO presente estudo aborda as questões relacionadas à indústria cervejeira, os benefícios trazidos por ela como geração de emprego e renda bem como os prejuízos para a sociedade advindos do consumo exagerado do álcool. Desta forma, os benefícios de políticas públicas que aumentam a produção da cerveja são contrabalançados pelas desvantagens provenientes do aumento do consumo de álcool. Por meio de uma metodologia de séries temporais, são identificadas as principais variáveis explicativas que interferiram no consumo do produto no período de 1985 até 2006. Através dos resultados obtidos, é possível identificar alternativas de políticas públicas adequadas ao gerenciamento da relação entre a arrecadação de impostos, geração de emprego e renda proveniente do mercado cervejeiro nacional e o custo social decorrente dos efeitos do álcool no organismo humano.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 402795.pdf: 850513 bytes, checksum: 7228eb5d0971bf5f5a426be680fd745b (MD5) Previous issue date: 2008-04-30eng
dc.description.sponsorshipSem agência de fomento-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13123/402795.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administraç, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectECONOMIApor
dc.subjectCERVEJA - INDÚSTRIApor
dc.subjectGERAÇÃO DE EMPREGO - BRASILpor
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subjectALCOOLISMO - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectBEBIDAS ALCÓOLICASpor
dc.subjectBEBIDAS - CONSUMOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleO mercado de cervejas no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
402795.pdfTexto Completo830,58 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.