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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTonidandel, Iara Teresinha Coelho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:56Z-
dc.date.available2008-01-04-
dc.date.issued2007-12-10-
dc.identifier.citationTONIDANDEL, Iara Teresinha Coelho. Educação na política pública de inclusão digital :programa telecentro - município de Porto Alegre. 2007. 295 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3844-
dc.description.resumoEste estudo analisou o papel da educação no espaço de inclusão digital, Telecentro Lupicinio Rodrigues, promovido pela Política Pública Municipal de Inclusão Digital, em Porto Alegre. A pesquisa, ao investigar os aspectos que tangenciam e estruturam a referida política pública, o perfil do jovem que freqüenta o Telecentro Lupicinio Rodrigues, a concepção de educação e as práticas educativas realizadas nesse telecentro, a inclusão social e as transformações sociais à luz da inclusão digital, propôs ações almejando a continuidade dessa política. A abordagem adotada nessa pesquisa foi a de Estudo de Caso baseada em duas estratégias analíticas complementares: análise quantitativa e análise qualitativa. As técnicas utilizadas foram: pesquisa documental, observação direta, entrevista e aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Foram aplicados 50 questionários e nove entrevistas com jovens que freqüentam o Telecentro Lupicinio Rodrigues. Além disso, ocorreram entrevistas com três gestores do Programa Telecentro e dois docentes e um monitor que atuam no referido telecentro. A análise dos dados foi realizada à luz dos princípios da técnica de Análise de Conteúdo. O estudo oportunizou a construção de conhecimento sobre três dimensões da política pública de inclusão digital: a conformação da política e seus fatores estruturantes e tangenciais, a gestão administrativa e financeira e a gestão da educação. Também foi possível delinear um perfil do jovem que freqüenta o Telecentro Lupicinio Rodrigues, apresentando informações quanto a seus aspectos socioeconômicos. Como resultado do trabalho foram evidenciadas, as dificuldades vividas pelos atores que interagem com o Telecentro Lupicinio Rodrigues, a importância da política pública de inclusão digital enquanto uma ação estratégica do Estado visando prevenir a violência e a criminalidade, o papel da educação na política de inclusão digital. Reforçar o processo dialético entre os coordenadores do Programa Telecentro, criar alternativas que visam minimizar as dificuldades financeiras, construir parcerias com instituições que possam agregar valor à educação adotada no Telecentro Lupicinio Rodrigues, foram algumas das propostas encaminhadas ao final do trabalho.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397382.pdf: 17360012 bytes, checksum: 9eb452d8f36d4ed8a57f5d968386cd85 (MD5) Previous issue date: 2007-12-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12957/397382.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subjectINCLUSÃO DIGITALpor
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO A DISTÂNCIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação na política pública de inclusão digital :programa telecentro - município de Porto Alegrepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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