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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tonidandel, Iara Teresinha Coelho | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Morosini, Marília Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:56Z | - |
dc.date.available | 2008-01-04 | - |
dc.date.issued | 2007-12-10 | - |
dc.identifier.citation | TONIDANDEL, Iara Teresinha Coelho. Educação na política pública de inclusão digital :programa telecentro - município de Porto Alegre. 2007. 295 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3844 | - |
dc.description.resumo | Este estudo analisou o papel da educação no espaço de inclusão digital, Telecentro Lupicinio Rodrigues, promovido pela Política Pública Municipal de Inclusão Digital, em Porto Alegre. A pesquisa, ao investigar os aspectos que tangenciam e estruturam a referida política pública, o perfil do jovem que freqüenta o Telecentro Lupicinio Rodrigues, a concepção de educação e as práticas educativas realizadas nesse telecentro, a inclusão social e as transformações sociais à luz da inclusão digital, propôs ações almejando a continuidade dessa política. A abordagem adotada nessa pesquisa foi a de Estudo de Caso baseada em duas estratégias analíticas complementares: análise quantitativa e análise qualitativa. As técnicas utilizadas foram: pesquisa documental, observação direta, entrevista e aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Foram aplicados 50 questionários e nove entrevistas com jovens que freqüentam o Telecentro Lupicinio Rodrigues. Além disso, ocorreram entrevistas com três gestores do Programa Telecentro e dois docentes e um monitor que atuam no referido telecentro. A análise dos dados foi realizada à luz dos princípios da técnica de Análise de Conteúdo. O estudo oportunizou a construção de conhecimento sobre três dimensões da política pública de inclusão digital: a conformação da política e seus fatores estruturantes e tangenciais, a gestão administrativa e financeira e a gestão da educação. Também foi possível delinear um perfil do jovem que freqüenta o Telecentro Lupicinio Rodrigues, apresentando informações quanto a seus aspectos socioeconômicos. Como resultado do trabalho foram evidenciadas, as dificuldades vividas pelos atores que interagem com o Telecentro Lupicinio Rodrigues, a importância da política pública de inclusão digital enquanto uma ação estratégica do Estado visando prevenir a violência e a criminalidade, o papel da educação na política de inclusão digital. Reforçar o processo dialético entre os coordenadores do Programa Telecentro, criar alternativas que visam minimizar as dificuldades financeiras, construir parcerias com instituições que possam agregar valor à educação adotada no Telecentro Lupicinio Rodrigues, foram algumas das propostas encaminhadas ao final do trabalho. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397382.pdf: 17360012 bytes, checksum: 9eb452d8f36d4ed8a57f5d968386cd85 (MD5) Previous issue date: 2007-12-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12957/397382.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS | por |
dc.subject | INCLUSÃO DIGITAL | por |
dc.subject | INCLUSÃO SOCIAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Educação na política pública de inclusão digital :programa telecentro - município de Porto Alegre | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
397382.pdf | Texto Completo | 16,95 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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