Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3843
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGoulart, Denise-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261547U6por
dc.contributor.advisor1Mosquera, Juan José Mouriño-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:55Z-
dc.date.available2007-12-05-
dc.date.issued2007-10-30-
dc.identifier.citationGOULART, Denise. Inclusão digital na terceira idade : a virtualidade como objeto e reencantamento da aprendizagem. 2007. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3843-
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada com grupos de Terceira Idade que participaram de cursos de inclusão digital no Santander Cultural, situado no centro de Porto Alegre. A pesquisa traz um breve histórico da sociedade das tecnologias de informação e comunicação; o envelhecimento e a Terceira Idade; e a Terceira Idade e a aprendizagem ao longo da vida. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo-quantitativo sendo explicativa e interpretativa com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo (através de entrevistas e questionários), que permitiu um maior envolvimento com o objeto de estudo e flexibilidade, entre a teoria e a prática, caracterizou-se como estudo de caso e objetivou a compreensão da inclusão digital em grupos de Terceira Idade; tendo como referência o método descrito por Bardin: Análise de Conteúdo. Foram realizados setenta e sete questionários e seis entrevistas semi-estruturadas com os idosos que participaram dos cursos de inclusão digital. Dos dados coletados, emergiram 3 (três) categorias prévias e 2 (duas) categorias finais, estas categorias são referentes às respostas das entrevistas semi-estruturadas e dos questionários do início e do final do curso; conforme a relevância dada pelos sujeitos da pesquisa, pela pesquisadora e de acordo com o referencial teórico e as questões norteadoras. Podemos perceber que as categorias 1. Aprendizagem, 2. Inclusão, 3. Desafio, 4. Autonomia e 5. Exclusão estão diretamente relacionadas à educação, pois a inclusão, sendo um grande desafio à nossa sociedade, a partir de uma aprendizagem autônoma, gera sujeitos livres de exclusões, sejam elas de origem social, sejam pedagógica. E constatou-se que são várias as motivações na vida dos idosos que procuram cursos para aprenderem informática como: o desejo de aprender mais ou continuar aprendendo para não serem excluídos, tanto da sociedade como do núcleo familiar por não falarem e entenderem a linguagem das tecnologias; superar as dificuldades e dominar o computador, melhorando a relação intergeracional e realizar-se pessoalmente aumentando a auto-estima. Pode-se perceber que a maioria dos idosos possui interesses, necessidades e dificuldades comuns em relação à aprendizagem digital que são: continuar participando da sociedade e romper as muitas barreiras que eles encontram no caminho, sendo o maior desafio continuar gestores e protagonistas de suas vidas, sem precisar de auxílio ou ficar na dependência de terceiros, pois eles não querem se acomodar. Constatou-se que estar incluído digitalmente é muito significativo e é uma necessidade urgente para as pessoas que estão na Terceira Idade, pois eles não querem perder mais tempo: querem entrar no mundo virtual e compreender todas as suas possibilidades. Pretendeu-se com a pesquisa constatar que os idosos, mesmo com tantas perdas: físicas, emocionais, sociais e preconceitos, possuem potencialidades para continuar aprendendo e, desta forma, serem incluídos digitalmente.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396890.pdf: 4182923 bytes, checksum: 2954ef2c3311151649246d1b9e6c69d2 (MD5) Previous issue date: 2007-10-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12991/396890.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIDOSOS - EDUCAÇÃOpor
dc.subjectINCLUSÃO DIGITALpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpor
dc.subjectINFORMÁTICA - ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInclusão digital na terceira idade : a virtualidade como objeto e reencantamento da aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
396890.pdfTexto Completo4.08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.