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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3843
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DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Goulart, Denise | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261547U6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mosquera, Juan José Mouriño | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:55Z | - |
dc.date.available | 2007-12-05 | - |
dc.date.issued | 2007-10-30 | - |
dc.identifier.citation | GOULART, Denise. Inclusão digital na terceira idade : a virtualidade como objeto e reencantamento da aprendizagem. 2007. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3843 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa foi realizada com grupos de Terceira Idade que participaram de cursos de inclusão digital no Santander Cultural, situado no centro de Porto Alegre. A pesquisa traz um breve histórico da sociedade das tecnologias de informação e comunicação; o envelhecimento e a Terceira Idade; e a Terceira Idade e a aprendizagem ao longo da vida. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo-quantitativo sendo explicativa e interpretativa com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo (através de entrevistas e questionários), que permitiu um maior envolvimento com o objeto de estudo e flexibilidade, entre a teoria e a prática, caracterizou-se como estudo de caso e objetivou a compreensão da inclusão digital em grupos de Terceira Idade; tendo como referência o método descrito por Bardin: Análise de Conteúdo. Foram realizados setenta e sete questionários e seis entrevistas semi-estruturadas com os idosos que participaram dos cursos de inclusão digital. Dos dados coletados, emergiram 3 (três) categorias prévias e 2 (duas) categorias finais, estas categorias são referentes às respostas das entrevistas semi-estruturadas e dos questionários do início e do final do curso; conforme a relevância dada pelos sujeitos da pesquisa, pela pesquisadora e de acordo com o referencial teórico e as questões norteadoras. Podemos perceber que as categorias 1. Aprendizagem, 2. Inclusão, 3. Desafio, 4. Autonomia e 5. Exclusão estão diretamente relacionadas à educação, pois a inclusão, sendo um grande desafio à nossa sociedade, a partir de uma aprendizagem autônoma, gera sujeitos livres de exclusões, sejam elas de origem social, sejam pedagógica. E constatou-se que são várias as motivações na vida dos idosos que procuram cursos para aprenderem informática como: o desejo de aprender mais ou continuar aprendendo para não serem excluídos, tanto da sociedade como do núcleo familiar por não falarem e entenderem a linguagem das tecnologias; superar as dificuldades e dominar o computador, melhorando a relação intergeracional e realizar-se pessoalmente aumentando a auto-estima. Pode-se perceber que a maioria dos idosos possui interesses, necessidades e dificuldades comuns em relação à aprendizagem digital que são: continuar participando da sociedade e romper as muitas barreiras que eles encontram no caminho, sendo o maior desafio continuar gestores e protagonistas de suas vidas, sem precisar de auxílio ou ficar na dependência de terceiros, pois eles não querem se acomodar. Constatou-se que estar incluído digitalmente é muito significativo e é uma necessidade urgente para as pessoas que estão na Terceira Idade, pois eles não querem perder mais tempo: querem entrar no mundo virtual e compreender todas as suas possibilidades. Pretendeu-se com a pesquisa constatar que os idosos, mesmo com tantas perdas: físicas, emocionais, sociais e preconceitos, possuem potencialidades para continuar aprendendo e, desta forma, serem incluídos digitalmente. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396890.pdf: 4182923 bytes, checksum: 2954ef2c3311151649246d1b9e6c69d2 (MD5) Previous issue date: 2007-10-30 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12991/396890.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | IDOSOS - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | INCLUSÃO DIGITAL | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | por |
dc.subject | INFORMÁTICA - ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Inclusão digital na terceira idade : a virtualidade como objeto e reencantamento da aprendizagem | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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