Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3841
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Márcia | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758544T6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bernardes, Nara Maria Guazzelli | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:55Z | - |
dc.date.available | 2007-11-12 | - |
dc.date.issued | 2004-12-29 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Márcia. Educação de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS : arte-educação e identidades étnico-raciais afro-brasileiras. 2004. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3841 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa problematiza a relação entre arte-educação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a constituição de identidades etnica-raciais afrobrasileiras, com base nos princípios da Educação Popular, da Arte-educação e do multiculturalismo. Situa-se numa abordagem qualitativa. Os sujeitos foram professores/as de arte-educação em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre (RS) nas quais funcionam o Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA). Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observações; trabalhados mediante uma Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que a educação continuada reflete a perspectiva da formação para o trabalho associada ao desenvolvimento individual e coletivo dos sujeitos, que o ensino está fundamentado no interesse e nas necessidades dos alunos, bem como na proposta da Educação de Jovens e Adultos da Escola Cidadã. A problematização do legado cultural artístico africano e afrobrasileiro emerge como desafio à formação de professores, que identificam na arte-educação a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento das identidades dos/as alunos/as. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396396.pdf: 309336 bytes, checksum: 2a08782c17cbda182cca2a5c848634f2 (MD5) Previous issue date: 2004-12-29 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12869/396396.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | por |
dc.subject | JOVENS - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - FATORES RACIAIS | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | por |
dc.subject | ENSINO PÚBLICO - PORTO ALEGRE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Educação de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS : arte-educação e identidades étnico-raciais afro-brasileiras | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
396396.pdf | Texto Completo | 302,09 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.