Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Márcia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758544T6por
dc.contributor.advisor1Bernardes, Nara Maria Guazzelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:55Z-
dc.date.available2007-11-12-
dc.date.issued2004-12-29-
dc.identifier.citationGOMES, Márcia. Educação de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS : arte-educação e identidades étnico-raciais afro-brasileiras. 2004. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3841-
dc.description.resumoEsta pesquisa problematiza a relação entre arte-educação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a constituição de identidades etnica-raciais afrobrasileiras, com base nos princípios da Educação Popular, da Arte-educação e do multiculturalismo. Situa-se numa abordagem qualitativa. Os sujeitos foram professores/as de arte-educação em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre (RS) nas quais funcionam o Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA). Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observações; trabalhados mediante uma Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que a educação continuada reflete a perspectiva da formação para o trabalho associada ao desenvolvimento individual e coletivo dos sujeitos, que o ensino está fundamentado no interesse e nas necessidades dos alunos, bem como na proposta da Educação de Jovens e Adultos da Escola Cidadã. A problematização do legado cultural artístico africano e afrobrasileiro emerge como desafio à formação de professores, que identificam na arte-educação a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento das identidades dos/as alunos/as.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396396.pdf: 309336 bytes, checksum: 2a08782c17cbda182cca2a5c848634f2 (MD5) Previous issue date: 2004-12-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12869/396396.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO DE ADULTOSpor
dc.subjectJOVENS - EDUCAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - FATORES RACIAISpor
dc.subjectEDUCAÇÃO ARTÍSTICApor
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARpor
dc.subjectENSINO PÚBLICO - PORTO ALEGREpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS : arte-educação e identidades étnico-raciais afro-brasileiraspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
396396.pdfTexto Completo302,09 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.