Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bins, Katiuscha Lara Genro | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739507P6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Stobäus, Claus Dieter | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:55Z | - |
dc.date.available | 2007-10-19 | - |
dc.date.issued | 2007-01-22 | - |
dc.identifier.citation | BINS, Katiuscha Lara Genro. Aspectos psico-sócio-culturais envolvidos na alfabetização de jovens e adultos deficientes mentais. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840 | - |
dc.description.resumo | Minha pesquisa é de caráter qualitativo, utiliza como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objetivo investigar sobre a temática da Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, estabelecida através das suas relações com a escola, a família e a sociedade. Aprofundo aspectos do processo de Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, como ele acontece, de que forma estes alunos aprendem, que importância tem a leitura e a escrita na vida destes sujeitos. Abordo e problematizo em que aspectos a Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais contribui para uma maior inclusão destes sujeitos na sociedade; de que forma o aluno jovem e adulto deficiente mental percebe e se percebe no mundo da leitura e da escrita. Dessa forma, a presente pesquisa se propõe a realizar uma triangulação entre a Alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental. No Referencial Teórico elaborado, abordo e destaco concepções e princípios teóricos sobre Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, levando em conta os novos paradigmas emergentes, para além das concepções educativas tradicionais. Os dados empíricos foram coletados junto a nove jovens e adultos deficientes mentais, incluídos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre /RS. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a realizar uma reflexão e problematização acerca de três temáticas que, embora façam parte de nosso cotidiano educacional, ainda não haviam sido articuladas e entrelaçadas na perspectiva que este estudo buscou indicar, ou seja, estabelecer relações entre a Alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, na modalidade de ensino de EJA, a partir da ótica dos próprios sujeitos investigados, que deram à pesquisa o tom de suas próprias vivências e expectativas, o que favoreceu que as análises se assentassem sobre um escopo teórico-prático que se construiu no universo coletivo da pesquisadora e dos sujeitos pesquisados. Chama a atenção também para que os adultos deficientes mentais sejam olhados sob outras perspectivas para uma real e efetiva inclusão social. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395838.pdf: 325518 bytes, checksum: 10a6246c9ac90b7a81a093d7c01ffe53 (MD5) Previous issue date: 2007-01-22 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12979/395838.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO ESPECIAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | por |
dc.subject | ALFABETIZAÇÃO (ADULTOS) | por |
dc.subject | JOVENS - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | INCLUSÃO SOCIAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Aspectos psico-sócio-culturais envolvidos na alfabetização de jovens e adultos deficientes mentais | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
395838.pdf | Texto Completo | 317.89 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.