Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBins, Katiuscha Lara Genro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739507P6por
dc.contributor.advisor1Stobäus, Claus Dieter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:55Z-
dc.date.available2007-10-19-
dc.date.issued2007-01-22-
dc.identifier.citationBINS, Katiuscha Lara Genro. Aspectos psico-sócio-culturais envolvidos na alfabetização de jovens e adultos deficientes mentais. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3840-
dc.description.resumoMinha pesquisa é de caráter qualitativo, utiliza como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objetivo investigar sobre a temática da Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, estabelecida através das suas relações com a escola, a família e a sociedade. Aprofundo aspectos do processo de Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, como ele acontece, de que forma estes alunos aprendem, que importância tem a leitura e a escrita na vida destes sujeitos. Abordo e problematizo em que aspectos a Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais contribui para uma maior inclusão destes sujeitos na sociedade; de que forma o aluno jovem e adulto deficiente mental percebe e se percebe no mundo da leitura e da escrita. Dessa forma, a presente pesquisa se propõe a realizar uma triangulação entre a Alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental. No Referencial Teórico elaborado, abordo e destaco concepções e princípios teóricos sobre Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, levando em conta os novos paradigmas emergentes, para além das concepções educativas tradicionais. Os dados empíricos foram coletados junto a nove jovens e adultos deficientes mentais, incluídos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre /RS. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a realizar uma reflexão e problematização acerca de três temáticas que, embora façam parte de nosso cotidiano educacional, ainda não haviam sido articuladas e entrelaçadas na perspectiva que este estudo buscou indicar, ou seja, estabelecer relações entre a Alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, na modalidade de ensino de EJA, a partir da ótica dos próprios sujeitos investigados, que deram à pesquisa o tom de suas próprias vivências e expectativas, o que favoreceu que as análises se assentassem sobre um escopo teórico-prático que se construiu no universo coletivo da pesquisadora e dos sujeitos pesquisados. Chama a atenção também para que os adultos deficientes mentais sejam olhados sob outras perspectivas para uma real e efetiva inclusão social.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395838.pdf: 325518 bytes, checksum: 10a6246c9ac90b7a81a093d7c01ffe53 (MD5) Previous issue date: 2007-01-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12979/395838.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO E SOCIEDADEpor
dc.subjectALFABETIZAÇÃO (ADULTOS)por
dc.subjectJOVENS - EDUCAÇÃOpor
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAspectos psico-sócio-culturais envolvidos na alfabetização de jovens e adultos deficientes mentaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
395838.pdfTexto Completo317.89 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.