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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3839
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sandrini, Marcos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759619H5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pivatto, Pergentino Stefano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788398T4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:54Z | - |
dc.date.available | 2007-09-12 | - |
dc.date.issued | 2007-08-20 | - |
dc.identifier.citation | SANDRINI, Marcos. Religiosidade e educação no contexto da pós-modernidade : da ambivalência da fixação e da flutuação à aporia do amor. 2007. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3839 | - |
dc.description.resumo | Há um revival religioso no mundo. Alguns o interpretam como uma revanche do religioso após muito ateísmo. Outros, ao contrário, o interpretam como o seu último grito de vida. Nossa tese quer abordar a mútua interpenetração entre religiosidade, educação e pós-modernidade. A modernidade não soube dialogar com a religião e, ao mesmo tempo, a religião a condenou. Será que na pós-modernidade continuaremos com este estranhamento? Queremos apresentar pontos de encontro entre religiosidade e pós-modernidade para um diálogo eficaz entre ambos tendo em vista, sobretudo, a educação das novas gerações. Num primeiro momento procuraremos apresentar a modernidade com a descrição de algumas características fundamentais suas: a ciência linear, as metanarrativas e o pensamento forte, a história como progresso linear, a secularização religiosa, a ilustração e o código ético baseado na natureza humana. Como contraponto, num segundo momento, caracterizaremos a pós-modernidade como quebra deste paradigma: a complexidade e a ciência; a dissolução das metanarrativas e o pensamento fraco; o novo como fim da história; o niilismo e as chances da religião; o novo código ético aporético; a liberação da metáfora. Esta descrição nos coloca a questão se há ou não pós-modernidade. Procuraremos apresentar as visões de alguns autores importantes: Habermas, Giddens, Küng, Lyotard, Patella, Vattimo, Heidegger. Faremos uma análise do prefixo pós e suas diversas interpretações. Enfrentaremos, a seguir, a dimensão religiosa a partir do surgimento do novo paradigma do fim do fundamento e da metafísica, bem como da ética nãoambivalente e não-aporética. Nietzsche ao afirmar que Deus morreu pode-nos dar novas perspectivas para a religiosidade e a religião. Assim, se a metafísica não pode provar que Deus existe, também não pode provar o contrário. Agora começa o processo de construção de uma religião a partir da kénosis, do despojamento e da despretensão metafísica. Ao mesmo tempo, libertando-nos da unidimensionalidade da razão omniabrangente, a pós-modernidade abre a pessoa humana para dimensões perdidas, sobretudo da hospitalidade do outro e do diferente. A razão não morreu. Quem morreu foi o seu endeusamento. Finalmente, a partir do refletido, apresentamos a contribuição da educação para este diálogo entre religião, religiosidade, fé e pós-modernidade. Numa visão mais holística da pessoa humana também a educação é desafiada a educar as novas gerações na cultura da complexidade. Tudo e todos estamos interligados. O maior ponto de encontro é a defesa e a promoção da dignidade da vida, de qualquer vida. As novas gerações sabem que vivemos duas crises interligadas: a ecológica e a social. O caminho é a passagem da ambivalência da fixação e da flutuação para a aporia do amor. As religiões sabem de fixação. A pós-modernidade sabe de flutuação. O amor faz a síntese entre as duas. Afinal, com a vida tão ameaçada, ninguém pode se eximir de contribuir, denunciando e anunciando, para a geração de uma nova cultura. A educação, sobretudo a escolar, é desafiada a primar pela competência profissional, com a excelência como eficiência, mas também com a sensibilidade social, com a excelência como eficácia. É o racional se aliando com o intuitivo, a imaginação e a criatividade. Afinal, os pobres não podem mais sofrer e morrer sem viver uma vida de dignidade e de paz | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 394149.pdf: 1660749 bytes, checksum: ac6d5ef09bbf255785e77abdb53177b9 (MD5) Previous issue date: 2007-08-20 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12953/394149.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E RELIGIÃO | por |
dc.subject | RELIGIÃO E SOCIEDADE | por |
dc.subject | MODERNIDADE | por |
dc.subject | PÓS-MODERNIDADE | por |
dc.subject | RELIGIOSIDADE | por |
dc.subject | FÉ | por |
dc.subject | COMPLEXIDADE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Religiosidade e educação no contexto da pós-modernidade : da ambivalência da fixação e da flutuação à aporia do amor | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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File | Description | Size | Format | |
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394149.pdf | Texto Completo | 1.62 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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