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dc.creatorFerri, Marícia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259949Z5por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:54Z-
dc.date.available2007-07-06-
dc.date.issued2007-01-16-
dc.identifier.citationFERRI, Marícia da Silva. Jovens de grupo da pastoral da juventude no bairro Restinga de Porto Alegre - RS : identidades e saberes. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3835-
dc.description.resumoO tema deste trabalho é a juventude. Propõe-se a discutir as aprendizagens construídas pelos jovens do grupo da Pastoral da Juventude na periferia de Porto Alegre, no bairro Restinga. Este estudo tem como objetivo analisar a aproximação dos jovens em seu grupo religioso, para procurar entender as lógicas internas do grupo, as aprendizagens que constroem, assim como saber das relações que estabelecem com outros segmentos externos ao grupo. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando como método o estudo de caso e foi desenvolvida com 10 jovens participantes. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos importantes estratégias usadas na pesquisa: Diário de campo, observação, entrevistas individuais e coletivas. A partir dos dados, foi realizada uma análise que gerou as seguintes categorias: identidades, socialização, aprendizagens e religião. Autores como Melucci (1997), Spósito (1996), Pais (1993) constituem as principais referências teóricas deste estudo. A investigação aponta que o grupo religioso é um espaço privilegiado de construção de identidades. No grupo, os jovens envolvem-se, fazem amizades e tomam consciência de que a vida com o outro pode ser educadora. A Pastoral da Juventude proporciona momentos para a revisão de vida, o debate, as trocas com jovens de diferentes realidades e o fortalecimento de valores. Fatores como a amizade, a solidariedade e a convivência com as diferenças são pontos fortes. O grupo é o espaço da construção da auto-estima, da troca, da amizade, do acolhimento, da crítica, mas, acima de tudo, de construção de uma imagem positiva de si. A Igreja ainda é uma das instituições tradicionais que consegue nuclear os jovens e dar autonomia a eles.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390733.pdf: 546303 bytes, checksum: f6f7faad9931148f278743b288af3ee8 (MD5) Previous issue date: 2007-01-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12913/390733.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJUVENTUDE - VIDA RELIGIOSApor
dc.subjectJOVENS - EDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleJovens de grupo da pastoral da juventude no bairro Restinga de Porto Alegre - RS : identidades e saberespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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