Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBôas, Márcia Martins Villas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215747D8por
dc.contributor.advisor1Casartelli, Alam de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760944H7por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:46Z-
dc.date.available2014-05-15-
dc.date.issued2014-02-27-
dc.identifier.citationBÔAS, Márcia Martins Villas. A relação afetiva entre professores e alunos na transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3804-
dc.description.resumoEsta Dissertação tem como objetivo entender o que acontece entre professores e alunos na transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental em relação à motivação para aprender. A transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais requer organização e autonomia, porém, muitas vezes os alunos não conseguem atingir os objetivos propostos justamente por não terem tempo para se adaptar a esta nova modalidade de ensino, em que o aluno sai de uma professora para trabalhar com vários professores. Assim, foi feita uma pesquisa em três escolas de Porto Alegre com dois professores, que atuam no sexto ano, de cada escola e dois alunos que frequentam o sétimo ano ou a sexta série, igualmente de cada escola, para relatarem a respeito de suas experiências com a transição. Os dados coletados foram analisados através da metodologia da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2009), numa abordagem qualitativa, com vistas a chegar-se a interpretar e reinterpretar os resultados, buscando uma melhor compreensão dos significados. Os relatos dos professores demonstraram que eles estão mais conscientes das dificuldades enfrentadas pelos alunos oriundos dos Anos Iniciais e que procuram apoiá-los dando a eles mais tempo para se adaptarem. As escolas, por sua vez, antes mesmo da transição, já proporcionam encontros entre alunos e professores do último ano dos Anos Iniciais com alunos e professores do primeiro ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Por fim, os alunos, com os cuidados que a escola está tendo em proporcionar estes encontros, sentem-se menos ansiosos e mais seguros nesta transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental.por
dc.description.abstractThis Dissertation intends to search and understand what happens to student's when they change from a multiple subject single teacher to a group of single subject teachers, regarding the motivation to learn, since in teacher's staff meeting this matter always comes up for discussion and apparently students tose focus failing to take account of the vaious themes and activities requested by severa) teachers that tend tu have at this stage and their will to learn. Thus, a search was made in three Porto Alegre schools with two sixth year teachers and two seventh year students each to report their experiente in this transition. The method used was the qualitative research with semistructured interview. The data collected were analized through the methodology of subject analisis according to Bardin (2009), in a qualitative approach agming to interpretate and reinterpret the results, seeking a better comprehension of bh2ir meanings. The teacher's report, as well as the student's, has shown us that at first glance teachers and students are better tuned with each other, understanding and respecting the space that each has within the school community, making it clear tat students can identify that it considers to be a good teacher. The continued icrmation allied with the cate in this transition, by the school staff, made this shift be áed smoothly by both students and teachers which eased the matter of disinterest and disorganization from the students.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 457919.pdf: 635741 bytes, checksum: 4c790a899c38eb8c9e957271202fbf0f (MD5) Previous issue date: 2014-02-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12905/457919.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA relação afetiva entre professores e alunos na transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
457919.pdfTexto Completo620.84 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.