Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Milena-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235634Y6por
dc.contributor.advisor1Stobäus, Claus Dieter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:44Z-
dc.date.available2014-05-05-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.citationRAMOS, Milena. A pessoa do leitor/escritor : uma proposta de educação para o desenvolvimento de habilidades. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3799-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas positivas de qualificação da leitura e da escrita na Graduação, que primam pelo desenvolvimento das habilidades da pessoa do leitor/escritor. A coleta de dados para o estudo foi feita com alunos da disciplina Educação e Literatura Infantil, do curso de Graduação em Pedagogia da PUCRS. No referencial teórico, abordamos a questão da leitura e da escrita como um compromisso que precisa ser assumido pelas escolas, desde a mais tenra etapa da educação até o Ensino Superior, buscando, através de autores consagrados, elencar os benefícios e a necessidade da qualificação do leitor/escritor nos diversos níveis escolares. Os dados coletados no questionário aplicado nos alunos da Graduação foram analisados qualitativamente através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin e resultaram nas seguintes categorias, que estão alinhadas aos objetivos propostos por esta pesquisa: 1 - Mediação do Primeiro Contato com a Leitura e a Escrita; 2 - Momentos Relevantes de Leitura e Escrita; 3- Sentimentos Despertados pela Leitura e Escrita na Graduação; 4 - Leitura e Escrita nos Âmbitos Pessoal e Profissional. A análise dos dados nos mostra os bons exemplos da prática positiva em qualificação da pessoa do leitor/escritor na Graduação que vem sendo feita pela professra da disciplina, bem como as necessidades de aprimoramento nessas áreas que os alunos chegam ao curso apresentando. E, nas considerações finais, abordamos os destaques desse trabalho de qualificação que vem sendo feito, bem como o quanto é imprescindível uma abordagem em leitura e escrita que foque o desenvolvimento da pessoa do leitor/escritor na Graduação em Pedagogia, nos outros cursos, e em todos os níveis de ensino.por
dc.description.abstractThis research aimed to examine the positive practices qualifying reading and writing in undergraduate, that excel at developing the skills of the person of the reader/writer. Data collection for the study was done with students of the discipline Education and Children's Literature, Course Undergraduate Education PUCRS. In the theoretical framework, we address the issue of reading and writing as a commitment that must be made by schools, from an early stage of education to higher education, seeking , through established authors, list the benefits and necessity of qualifying the reader/writer in various school levels. The data collected in the questionnaire in the undergraduate students were qualitatively analyzed using the technique of content analysis of Bardin and resulted in the following categories, which are aligned to the objectives proposed by this research: 1 - Mediation of first contact with the Reading and Writing; 2 - Moments Relevant Reading and Writing; 3 - Awakened feelings for Reading and Writing in the Undergraduate; 4 - Reading and Writing in Personal and Professional Scopes. Data analysis shows good examples of positive practice in qualification of the person of the reader/writer in Undergraduate that has been made by teacher discipline, as well as the need for improvement in these areas students come to the course presented. And in closing remarks, we cover the highlights of this work qualification that is being done and how much is an essential approach in reading and writing that focuses on the development of the person of the reader/writer in Graduate Education, in other courses, and at all levels of education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 457564.pdf: 1564635 bytes, checksum: 2c14ff95be5308b690e261e818e35297 (MD5) Previous issue date: 2014-02-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12923/457564.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectLEITURApor
dc.subjectESCRITApor
dc.subjectDESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA pessoa do leitor/escritor : uma proposta de educação para o desenvolvimento de habilidadespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
457564.pdfTexto Completo1,53 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.