Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWolffenbüttel, Patricía Pinto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744685D7por
dc.contributor.advisor1Enricone, Délcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:41Z-
dc.date.available2007-04-11-
dc.date.issued2007-01-09-
dc.identifier.citationWOLFFENBÜTTEL, Patricía Pinto. Percurso de vida e (trans)formação do professor-ensinante : um outro olhar para a pedagogia universitária. 2007. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3785-
dc.description.resumoA tese tem como objeto de estudos a docência universitária, sendo fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que a metodologia privilegiou a narrativa se desmembrando em estudos de cunho biográfico e autobiográfico. A investigação buscou compreender a relação entre os processos de aprender e ensinar através da análise da história de vida de professores universitários. O problema central da pesquisa surgiu a partir da reflexão sobre o que é necessário à formação do docente para que se (trans)forme em um professor-ensinante. Assim, a questão norteadora da proposta investigativa define-se pela possibilidade de, levando o docente universitário a conhecer o seu modo de aprender, oportunizar uma ressignificação de sua ação como professor. As análises realizadas tiveram por respaldo teórico a Psicanálise, a teoria histórico-social, representada, sobretudo, pelos escritos de Lev Vygotsky, entremeados por reflexões psicopedagógicas. O texto é atravessado desde o início pelo diálogo com as contribuições de autores europeus pesquisadores sobre a formação de professores, que têm os métodos (auto)biográficos como instrumento de investigação-ação, dentre os quais destaco Josso, Nóvoa, Ferrarotti e Moita. As conclusões encaminham ao reconhecimento da íntima relação entre a constituição do eu-aprendente-ensinante, inscrita na vida do sujeito desde o nascimento. Nesse sentido, as relações familiares, em especial, a qualidade dos momentos iniciais entre mãe-bebê e a função do terceiro (figura paterna) são determinantes para compreender o aprender-ensinar. A tese chega ao final retomando a discussão inicial sobre os Programas de Pedagogia Universitária, propondo um outro olhar tendo por referência os métodos auto-investigativos para trabalhar a formação pedagógica continuada dos docentes universitários. Essa proposta inova ao oportunizar uma escuta psicopedagógica que, atravessada por contribuições da teoria psicanalítica, possibilita a compreensão do dito e do não-dito. Assim, os processos de aprender-ensinar podem ser (re)conhecidos não apenas como construções objetivas distantes do professor-pessoa, mas, sobretudo, como construções subjetivamente significadas que foram constituídas ao longo de todo o percurso de vida em interação com o outro, com o objeto e com o próprio sujeito como autorpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386840.pdf: 1165455 bytes, checksum: 2689b7f64cdf1c94838f842d9b78b6af (MD5) Previous issue date: 2007-01-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12791/386840.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectPROFESSORES UNIVERSITÁRIOSpor
dc.subjectPEDAGOGIA UNIVERSITÁRIApor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePercurso de vida e (trans)formação do professor-ensinante : um outro olhar para a pedagogia universitáriapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
386840.pdfTexto Completo1,14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.