Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3785
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Wolffenbüttel, Patricía Pinto | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744685D7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Enricone, Délcia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:41Z | - |
dc.date.available | 2007-04-11 | - |
dc.date.issued | 2007-01-09 | - |
dc.identifier.citation | WOLFFENBÜTTEL, Patricía Pinto. Percurso de vida e (trans)formação do professor-ensinante : um outro olhar para a pedagogia universitária. 2007. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3785 | - |
dc.description.resumo | A tese tem como objeto de estudos a docência universitária, sendo fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que a metodologia privilegiou a narrativa se desmembrando em estudos de cunho biográfico e autobiográfico. A investigação buscou compreender a relação entre os processos de aprender e ensinar através da análise da história de vida de professores universitários. O problema central da pesquisa surgiu a partir da reflexão sobre o que é necessário à formação do docente para que se (trans)forme em um professor-ensinante. Assim, a questão norteadora da proposta investigativa define-se pela possibilidade de, levando o docente universitário a conhecer o seu modo de aprender, oportunizar uma ressignificação de sua ação como professor. As análises realizadas tiveram por respaldo teórico a Psicanálise, a teoria histórico-social, representada, sobretudo, pelos escritos de Lev Vygotsky, entremeados por reflexões psicopedagógicas. O texto é atravessado desde o início pelo diálogo com as contribuições de autores europeus pesquisadores sobre a formação de professores, que têm os métodos (auto)biográficos como instrumento de investigação-ação, dentre os quais destaco Josso, Nóvoa, Ferrarotti e Moita. As conclusões encaminham ao reconhecimento da íntima relação entre a constituição do eu-aprendente-ensinante, inscrita na vida do sujeito desde o nascimento. Nesse sentido, as relações familiares, em especial, a qualidade dos momentos iniciais entre mãe-bebê e a função do terceiro (figura paterna) são determinantes para compreender o aprender-ensinar. A tese chega ao final retomando a discussão inicial sobre os Programas de Pedagogia Universitária, propondo um outro olhar tendo por referência os métodos auto-investigativos para trabalhar a formação pedagógica continuada dos docentes universitários. Essa proposta inova ao oportunizar uma escuta psicopedagógica que, atravessada por contribuições da teoria psicanalítica, possibilita a compreensão do dito e do não-dito. Assim, os processos de aprender-ensinar podem ser (re)conhecidos não apenas como construções objetivas distantes do professor-pessoa, mas, sobretudo, como construções subjetivamente significadas que foram constituídas ao longo de todo o percurso de vida em interação com o outro, com o objeto e com o próprio sujeito como autor | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386840.pdf: 1165455 bytes, checksum: 2689b7f64cdf1c94838f842d9b78b6af (MD5) Previous issue date: 2007-01-09 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12791/386840.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS | por |
dc.subject | PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Percurso de vida e (trans)formação do professor-ensinante : um outro olhar para a pedagogia universitária | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
386840.pdf | Texto Completo | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.