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dc.creatorSchmitz, Taís-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261741J3por
dc.contributor.advisor1Fernandes, Cleoni Maria Barboza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0233489763906464por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:39Z-
dc.date.available2014-01-31-
dc.date.issued2013-12-19-
dc.identifier.citationSCHMITZ, Taís. Reconfiguração da gestão da educação : um estudo de caso na Segunda Coordenadoria Regional de Educação de São Leopoldo/RS. 2013. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3779-
dc.description.resumoEste trabalho é processo e produto da minha pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. A pesquisa situa-se no campo de estudos de Gestão e Política da Educação. Tendo como temática a reconfiguração da gestão da educação através da relação dos projetos educacionais em nível estadual e a vivência da Segunda Coordenadoria Regional de Educação (2ª CRE), no tocante às escolas públicas estaduais de Ensino Médio localizadas no município de São Leopoldo/RS, no período de 2007 a 2012. Nessa perspectiva, este trabalho abarcou questões do gerencialismo à naturalização do discurso da Governança Democrática sob o conceito de Gestão Democrática. Recorreu-se à análise das Propostas de Governo no tocante à educação ocorridas na gestão Yeda Rorato Crusius (2007-2010) e no primeiro biênio da gestão Tarso Fernando Herz Genro (2011-2012), visando identificar nestas políticas as suas implicações, tensões e contradições para os mecanismos de gestão. Foram analisados, especificamente, o programa Lições do Rio Grande e a proposta de Reestruturação Curricular para o Ensino Médio. Dessa forma, a tese que orientou a pesquisa está centrada na possibilidade da articulação das políticas de gestão alavancar uma adequação dos mecanismos da Gestão Democrática; corroborando para a construção de um novo conceito de gestão, a Governança Democrática. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, que utilizou como estratégias de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e documentos. Para a análise dos dados, tratamento estatístico e o Discurso do Sujeito Coletivo. Essa pesquisa aponta que vem ocorrendo a reconfiguração do conceito de gestão da educação no Rio Grande do Sul. Estamos vivenciando uma adequação dos mecanismos da Gestão Democrática para implantação da Governança Democrática, voltada para o produto ou para o mercado, a qual ao invés de objetivar a colaboração e a melhoria da qualidade social da escola pública, consolida estratégias que incentivam a competição entre estas escolas, fazendo com que cada vez mais as diferenças sejam ampliadas. Fato este que permite desmistificar as estratégias utilizadas tanto em uma gestão quanto na outra gestão de ser uma política portadora de uma perspectiva democrática. Os conceitos de Gestão Democrática e de Governança ainda buscam se firmarem, estando em constante metamorfose, de tal forma que sua terminologia se confunde em diferentes momentos. Mas este movimento tem propiciando significativos avanços ao fomentar sentimentos contraditórios nos sujeitos, de modo a se fazerem resilientes frente a estas políticas educacionais voltadas para o mercado.por
dc.description.abstractThis work is process and product of my doctoral research at the Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS). The research lies in the field of EducationManagement and Policystudies.Its subject is the reconfiguration of the management of education through relationship of the educational Projectsat state level and the experience of the Second Regional Coordination of Education (2nd CRE) with regard to the public high schools located in São Leopoldo, RS, from 2007 to 2012. In this perspective, this workincluded issues of managerialism to the naturalization of the Democratic Governance discourse under the concept of Democratic Management. One appealed to the analysis of the Government Proposals with respect to the education occurred in the management of Yeda Rorato Crusius (2007-2010) and in the first biennium of the management of Tarso Fernando Herz Genro (2011-2012) management, aiming to identify in these policies its implications, tensions and contradictions for management mechanisms.One analyzed specifically the Rio Grande Lessons Program and the proposal of curriculum restructuringfor Secondary Education. Thus, the thesis that guided the research focuseson the possibility of joint management policies to leverage an adaptation of the Democratic Management mechanisms corroborating to the construction of a new management concept, the Democratic Governance. It is a qualitative research, which used as data collection strategy semi-structured interviews and documents. For data analysis, it was used statistical analysis and the Collective Subject Discourse. This research points out that it is occurring reconfiguring of the education management concept in Rio Grande do Sul.We are experiencing an adaptation of the mechanisms of the Democratic Managementfor the implantation of the Democratic Governance, toward to the product or to the Market that rather than aim the collaboration and improving social quality of the public school, it consolidates strategies that encourage competition among these schools causing the amplification of the differences. This fact allows demystify the used strategies in both managements of being a policy that brought a democratic perspective. The Democratic Management and Governanceconcepts of still seek to get steady being in constant metamorphosis in a way that its terminology merges itself at different moments. However, this movement provides significant advances in fostering contradictory feelings on the subjects, so that they makeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 453432.pdf: 3956099 bytes, checksum: 463432a8bd8a401c009086230dbe6a61 (MD5) Previous issue date: 2013-12-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12839/453432.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectESCOLAS PÚBLICASpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO EDUCACIONALpor
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleReconfiguração da gestão da educação : um estudo de caso na Segunda Coordenadoria Regional de Educação de São Leopoldo/RSpor
dc.typeTesepor
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