Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Josi Rosa de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215980Y9por
dc.contributor.advisor1Freitas, Ana Lúcia Souza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769971P1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:22Z-
dc.date.available2012-03-28-
dc.date.issued2012-01-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Josi Rosa de. Blogs pedagógicos: possibilidades de uma educação holística. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3709-
dc.description.resumoNa atualidade, as práticas educativas com o uso de tecnologias e mídias se encontram em ascensão, especialmente os blogs pedagógicos. Neste estudo, pretendeu-se investigar quais as possibilidades de se proporcionar uma Educação Holística em seu aspecto espiritual por meio dos blogs. Para tanto, escolheu-se a pesquisa qualitativa numa abordagem participante, que oportuniza a participação ativa dos pesquisadores em todo processo de pesquisa. Realizou-se oficinas de sensibilização e capacitação para o uso dos blogs e a partir delas formou-se o grupo de pesquisa que se encontrava periodicamente para o planejamento e elaboração dos posts a serem disponibilizados aos alunos. Ter que construir as postagens, dentro de uma perspectiva holística de educação, gerou um processo reflexivo entre os educadores participantes da pesquisa. Neste processo, a Espiritualidade, definida pelo sentido mais amplo da vida, ou seja, ver além de si mesmo, primeiramente outras pessoas e depois a natureza, considerando-os espirituais, pode ser observada na construção coletiva, na tomada de consciência do educador juntamente com seu aluno e com seus pares, nas construções conjuntas e na colaboração efetiva, em todo processo da pesquisa. Paralelamente ao blog destinado aos alunos, outro blog foi criado para leituras, reflexões e diálogos entre as pesquisadoras. Como resultado da investigação emergiram três grandes categorias: possibilidades, dificuldades e alternativas que demonstraram a multidimensão do fazer pedagógico dentro de uma perspectiva holística de educação apontando a possibilidade dos blogs servirem de meio propiciador de uma Educação Holística, oportunizando às pesquisadoras o reforço dos vínculos e reflexões, ancorados na Espiritualidade. Espera-se com este estudo poder contribuir para que os educadores reflitam sobre a sua prática, descobrindo novas possibilidades para uma educação holística em seu aspecto espiritual.por
dc.description.abstractCurrently, the educational practices with the use of technologies and media are on the rise, especially educational blogs. In this study, we sought to investigate the possibilities of providing a holistic education in its spiritual aspect, through blogs. To this end, the research participant chose a qualitative approach, which favors the active participation of researchers throughout the research process. We conducted awareness workshops and training for the use of blogs and from them formed the research group that meets periodically to plan and preparation of posts to be made available to students. Having to build posts within a holistic education has generated a process of reflection among educators participating in the survey. In this process, the spirituality, defined by the broader sense of life, or see beyond yourself, other people first and then the nature, considering the spiritual can be seen in the collective construction in the awareness of educators together with your student and their peers in the joint constructions and effective collaboration throughout the research process. Parallel to the blog for students, another blog was created for readings, discussions and dialogues among researchers. As a result of the investigation revealed three major categories: opportunities, challenges and demonstrated the multidimensional alternatives that do the teaching in a holistic education blogs pointing out the possibility of serving as a means towards Holistic Education providing opportunities to researchers and strengthening the links reflections, grounded in spirituality. It is hoped that this study can help educators reflect on their practice, discovering new possibilities for a holistic education in its spiritual aspect.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437553.pdf: 2082893 bytes, checksum: f05fa6cf273381f319bf522a344a5fa3 (MD5) Previous issue date: 2012-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13433/437553.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectBLOGSpor
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO HUMANÍSTICApor
dc.subjectHOLISMOpor
dc.subjectESPIRITUALIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleBlogs pedagógicos: possibilidades de uma educação holísticapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
437553.pdfTexto Completo2.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.