Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3703
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brandão, Melissa de Oliveira Machado | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4206681U3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Cleoni Maria Barboza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0233489763906464 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:21Z | - |
dc.date.available | 2012-03-23 | - |
dc.date.issued | 2012-01-12 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Melissa de Oliveira Machado. Ensino fundamental de nove anos e possíveis implicações no processo de alfabetização : um estudo de caso. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3703 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Formação, Política e Práticas em Educação ; estando vinculado ao projeto de pesquisa Formação continuada de professores alfabetizadores e processos de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação constituiu-se de um estudo de caso, sustentado por autores como Marli André (1995), e teve como objetivo compreender de que forma está ocorrendo a implantação do Ensino Fundamental de nove anos e suas possíveis implicações no processo de alfabetização de uma turma de primeiro ano do Ensino Básico de uma Escola Pública Estadual da capital metropolitana. A partir da metodologia qualitativa, a observação contínua foi uma das estratégias para coleta de dados, utilizando-me de registros das diversas situações cotidianas por meio de um diário de campo, entrevistas semi-estruturadas com a professora regente da turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual. A pesquisa foi traçada a partir do ensino de nove anos, envolvendo a concepção de infância, os processos de letramento e alfabetização que estão sendo oferecidos para as crianças ingressantes com seis anos de idade no Ensino Básico e conhecer a forma como aconteceu o ritual de passagem entre Educação Infantil e o Ensino Fundamental para esses sujeitos partícipes desta pesquisa, buscando alternativas para que haja uma continuidade nessa relação. O estudo foi embasado em teóricos como Euclides Redin, Jean Piaget, Magda Soares, Paulo Freire, Walter Kohan dentre outros. | por |
dc.description.abstract | The present study was developed in the research line training, political and practice in education as being linked to the research Project Continuing education of teachers of literacy and literacy in the early years of elementary school , coordinated by professor Dr.ª Cleoni Maria Barboza Fernandes. The investigation consisted of a case study, supported by authors such as Marli André (1995), and aimed to understand how the deployment is going to elementary school for nine years and its possible implications in the process of a literacy class the first years of basic education in a state school of metropolitan capital. From the qualitative methodology, continuous observation was one of the strategies for data collection, using me records of various everyday situations through a field diary, semi-structured interviews with the teacher oh the ruling class of the first year of secondary fundamental public schools. The survey was drawn from nine years of teaching, involving the concept of childhood, the processes of literacy and literacy that are being offered for children entering with six years of age in primary school and know how it happened rite of passage between kindergarten and elementary school for these subjects participated in this research, looking for alternatives so that there is a continuity in this relationship. The study was based on a theoretical as Euclides Redin, Jean Piaget, Magda Soares, Paulo Freire, Walter Kohan among others. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437485.pdf: 737887 bytes, checksum: 2aca3d9b186138ca4c3aedb3218295b2 (MD5) Previous issue date: 2012-01-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13427/437485.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO INFANTIL | por |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - QUALIDADE | por |
dc.subject | ALFABETIZAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Ensino fundamental de nove anos e possíveis implicações no processo de alfabetização : um estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
437485.pdf | Texto Completo | 720,59 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.