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dc.creatorLago, Clenio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706103H6por
dc.contributor.advisor1Hermann, Nadja Mara Amilibia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:17Z-
dc.date.available2011-05-17-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationLAGO, Clenio. Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer. 2011. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3687-
dc.description.resumoTese (Doutorado em Educação) - PUCRS, Fac. de EducaçãoPartimos do entendimento de que o pensamento de Gadamer constitui-se em uma alternativa plausível aos desafios contemporâneos à formação. Nesse sentido, esta tese aborda a articulação entre estética e formação a partir de Hans-Georg Gadamer, considerando a experiência estética no encontro do homem com a obra de arte e no encontro entre os homens. As argumentações foram tecidas no horizonte da Hermenêutica Filosófica. Para tal, revisamos a estética clássica, abordando Platão e Aristóteles, a estética moderna, com destaque especial a Kant, Schiller, Hegel. Apresentamos as argumentações de Gadamer quanto à dimensão ontológica da obra de arte, pois lhe permitiram ultrapassar a distinção estética, apresentar a percepção como articulação e a experiência estética como ontológica. Esse percurso possibilitou maior entendimento do processo formativo, na media em que demonstra que, quem faz a experiência da arte, coloca-se em jogo, é desafiado a ser outro, porque a obra de arte como seraí, a seu modo, diz algo a cada um. Assim, a experiência da arte, marcada por uma pluralidade de experiências, constitui-se em importantes momentos autoformativos, na medida em que pode gerar tanto abertura como coroamento de processos, demarcando identidades. E isso pode ser percebido tanto na experiência do homem com a obra de arte quanto na experiência entre os homens, diferentes modos de ser. Dessa forma, ao conceber a experiência estética como experiência ontológica, Gadamer não só reconfigurou o pensamento filosófico, conferindo novo lugar à estética, como conferiu atualidade à Bildung. Portanto, sua proposta constitui-se em uma resposta plausível aos desafios contemporâneos, especificamente, à formação marcada pelo empobrecimento da experiênciapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431358.pdf: 369231 bytes, checksum: dd27d072e90f3dd45d19e8a6e268d42a (MD5) Previous issue date: 2011-02-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13335/431358.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFILOSOFIApor
dc.subjectGADAMER, HANS-GEORG - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOSpor
dc.subjectESTÉTICA (FILOSOFIA)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleExperiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamerpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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