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dc.creatorCechin, Andréa Forgiarini-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797086T1por
dc.contributor.advisor1Bernardes, Nara Maria Guazzelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:16Z-
dc.date.available2007-01-18-
dc.date.issued2007-01-11-
dc.identifier.citationCECHIN, Andréa Forgiarini. Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos. 2007. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3685-
dc.description.resumoEsta pesquisa problematiza a relação entre a constituição das identidades homossexuais de homens adultos e suas vivências em espaços educativos formais, não formais e informais. Como ponto de partida para desenvolver o estudo, foram formuladas questões que focalizam percepções e sentimentos desses homens adultos em relação a si próprios e aos outros, tendo em vista suas vivências nesses espaços educativos e, especialmente, suas experiências de discriminação e resistência. Apoia-se teoricamente nas contribuições da Psicologia Social Crítica (Ciampa, 2001; Jacques, 1998) e nos estudos de Trevisan (2000), Green (2000), Mott (2003), Nunan (2003) e Santos (1997). O método utilizado é uma análise compreensiva de base fenomenológica (Giorgi, 1978; Bernardes, 1989) e os sujeitos são oito homens adultos que se identificam como homossexuais. A compreensão do processo de constituição das identidades homossexuais emerge na trama dos temas que pretendem penetrar as essências do fenômeno, assim organizados: vivências em espaços educativos formais e não formais; vivências em espaços educativos informais; percepções sobre homossexualidade; experiências de discriminação e resistência. As reflexões elaboradas sustentam a tese deste trabalho: as vivências em espaços educativos formais, não formais e informais, de homens adultos que se consideram homossexuais, especialmente as que envolvem preconceito e discriminação, marcam a constituição das identidades desses sujeitos à medida que produzem maneiras singulares deles relacionarem-se consigo mesmo e com o mundo. O esforço de superação da condição de discriminação e preconceito, o qual pode configurar movimentos de resistência nos planos individual e social, imprime significados distintos na constituição das identidades homossexuais desses sujeitos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386368.pdf: 443777 bytes, checksum: 6c10c15caec7c7787b2dff4682fd1841 (MD5) Previous issue date: 2007-01-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13435/386368.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHOMOSSEXUALISMOpor
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpor
dc.subjectDISCRIMINAÇÃO SEXUALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleVivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultospor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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