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dc.creatorLopes, Maria Cecília Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770604J7por
dc.contributor.advisor1Castro, Marta Luz Sisson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:16Z-
dc.date.available2011-05-10-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationLOPES, Maria Cecília Barbosa. Entre a estrutura, a estratégia e o discurso: uma análise das práticas do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. 2011. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3684-
dc.description.resumoO sistema de avaliação da CAPES foi desenvolvido há mais de trinta anos e embora o modelo tenha sofrido modificações ao longo desse tempo, ainda são escassos os estudos que abordam essa temática. A comunidade acadêmica até reconhece algumas limitações no modelo avaliativo, mas evita desviar-se dos parâmetros estabelecidos. Verifica-se um paradoxo: como a avaliação é feita por pares, muitos dos pesquisadores que reconhecem a limitação do sistema, agem no sentido de perpetuá-lo. Isso acontece porque a comunidade científica costuma ver a excelência acadêmica como uma realidade objetiva externa, ou um objeto a ser perseguido com ações estratégicas intencionais e não como uma construção social legitimada por práticas e discursos de indivíduos e grupos. A partir desse contexto, a pesquisadora apresenta a seguinte tese: o conceito de excelência acadêmica, utilizado como parâmetro para a avaliação da CAPES, é uma construção social que resulta de um conjunto complexo de práticas de atores que interagem entre si, em um processo que envolve diversas mediações e que utiliza o discurso como insumo e elemento de legitimação. O objetivo geral da pesquisa foi identificar práticas de professores, alunos e gestores de Programas de Pós- Graduação em Direito, capazes de sustentar o padrão de excelência acadêmica definido pela CAPES. O estudo desenvolveu-se a partir da seguinte questão central: quais são as práticas que sustentam o conceito de excelência acadêmica obtido por um programa de pós-graduação em Direito? A investigação tem natureza qualitativa e orientou-se por uma perspectiva na qual o interacionismo simbólico prevaleceu. Como estratégia de pesquisa, optou-se pelo estudo de caso do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, um programa que desde 2001 vem sendo avaliado com a nota 6 pela CAPES. O estudo fundamenta-se em uma abordagem teórica que se propõe a superar a dicotomia objetividade-subjetividade. Foram coletados dados primários, por meio de entrevistas com professores, alunos e gestores do Programa. A pesquisa também utilizou, como fontes de evidência, documentos institucionais, relatórios da avaliação da CAPES, bem como as observações da pesquisadora. O estudo conclui que o campo das ciências jurídicas é um espaço social estruturado de acordo com uma distribuição de poder que envolve diversos tipos de capital. Em vista desse contexto, os atores transitam nesse espaço social adotando práticas e padrões de comportamento nos quais os interesses acadêmicos e os interesses técnicoprofissionais se confundem. Essas práticas são legitimadas por meio dos discursos em defesa da tradição e do direito à identidade. As práticas sociais têm se mostrado capazes de sustentar o padrão de excelência estabelecido pela CAPES.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431227.pdf: 8052517 bytes, checksum: 12dc675f7f8446fc0e4ee78fdda00441 (MD5) Previous issue date: 2011-02-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13415/431227.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectENSINO SUPERIOR - AVALIAÇÃOpor
dc.subjectDIREITO - PÓS-GRADUAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEntre a estrutura, a estratégia e o discurso: uma análise das práticas do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPRpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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