Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3683
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silveira, André Stein da | - |
dc.contributor.advisor1 | Stobäus, Claus Dieter | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:15Z | - |
dc.date.available | 2011-05-10 | - |
dc.date.issued | 2011-01-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, André Stein da. A educação corporativa e as suas contribuições para o desenvolvimento humano. 2011. 442 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3683 | - |
dc.description.resumo | A presente tese é um Estudo de Caso, que tem por objetivo geral analisar as contribuições que a Educação Corporativa traz para o desenvolvimento humano de pessoas que dela participam. A pesquisa foi realizada com 185 partícipes dos Programas de Educação Corporativa do SENAC-RS, estruturados em três grupos: o Grupo 1, participantes da Bolsa Auxílio; o Grupo 2, participantes das diversas Capacitações; e o Grupo 3, gestores que participam do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL). Além desta estruturação, os grupos foram segmentados por faixa etária, considerando o jovem adulto, com idade entre 20 e 40 anos e o adulto meia-idade, com idade entre 41 e 65 anos. O referencial teórico fundamenta-se em autores das áreas da educação, comportamento, gestão e estratégias, dentre eles, Bertrand, Chiavenato, Claxton, Delors, Eboli, Gardner, Mintzberg, Morin, Mosquera, Stobäus e Papalia. O modelo metodológico utilizado foi a aplicação de questionários quanti-qualitativos, com questões desenvolvidas a partir das doze tendências ao desenvolvimento, defendidas por Chiavenato. A análise realizada foi através da Estatística Descritiva e também pela utilização da Análise Textual Descritiva, o que resultou em três categorias: 1. Desenvolvimento dos participantes do Programa Bolsa Auxílio; 2. Desenvolvimento dos participantes dos Programas de Capacitação; e 3. Desenvolvimento sob o olhar dos gestores. A partir daí, emergiram sete subcategorias que foram analisadas e cruzadas com os dados quantitativos. Pôde-se observar, a partir dos dados, que a Educação Corporativa proporciona graus significativos de contribuição aos seus partícipes e o grupo jovem adulto mostrou-se mais crítico do que o adulto meia-idade, requerendo estudos mais apurados desta realidade. Neste sentido, o autor teceu comentários e encerrou o estudo com as devidas recomendações, a fim de melhorar os programas do SENAC-RS. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431228.pdf: 5455003 bytes, checksum: a10d2af53ac0af4a72758a2082e9752b (MD5) Previous issue date: 2011-01-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13363/431228.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO CORPORATIVA | por |
dc.subject | ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS | por |
dc.subject | DESENVOLVIMENTO HUMANO | por |
dc.subject | ESTUDOS DE CASOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A educação corporativa e as suas contribuições para o desenvolvimento humano | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
431228.pdf | Texto Completo | 5,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.