Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3682
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Letícia Bastos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423195P4 | por |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Isabel Cristina de Moura | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782300D2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:15Z | - |
dc.date.available | 2011-05-05 | - |
dc.date.issued | 2011-02-28 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Letícia Bastos. Ambientalização e Ensino Médio: um estudo das provas do novo ENEM - 2009. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3682 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo objetiva analisar a presença da preocupação ambiental nas provas do Novo ENEM 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio), discutindo em que medida a valorização da questão ambiental, nesse exame, pode ser um fator indutor de processos de ambientalização do Ensino Médio brasileiro. A metodologia utilizada na pesquisa embasou-se na abordagem qualitativa, na qual foram utilizados o levantamento documental para a seleção e organização das informações sobre as políticas de Educação Ambiental, as políticas de Educação e as políticas de Avaliação do Sistema Educacional com ênfase no Exame Nacional do Ensino Médio. Também recorreu-se à análise textual discursiva para compreensão do conteúdo dos documentos e das próprias questões do exame à luz da pergunta de pesquisa. A Matriz de Referência para o ENEM 2009 e as provas do Novo ENEM 2009 foram submetidas a uma leitura detalhada para realização da desmontagem com recorte nas questões ambientais e para o estabelecimento de relações. Buscou-se identificar como está sendo internalizada a preocupação ambiental através da análise das questões das provas do Novo ENEM e sua relação com as competências e habilidades na compreensão de problemáticas socioambientais, assim como verificar quais as áreas de conhecimento que abordam conteúdos relacionados às questões ambientais e os tipos de preocupação ambiental que essas contemplam. Diante das análises e dos resultados obtidos, pode-se dizer que o ENEM possui em sua Matriz de Referência a preocupação ambiental desde a sua criação e que, passados 12 anos de exame, a preocupação com as questões socioambientais permaneceu e que os temas ambientais tendem a continuar presentes nas questões das provas. Também se pode dizer que o ENEM pode contribuir como um fator de indução dos processos de ambientalização do Ensino Médio, mas que esses processos são mais amplos do que o ENEM. Contudo o ENEM pode ser visto como um, entre outros fatores que têm o potencial de reforçar a presença da preocupação ambiental como um valor legítimo associado a um ideal de sociedade ecológica | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431133.pdf: 1084076 bytes, checksum: f43af5f9618c445bb61aa16d8d85d07a (MD5) Previous issue date: 2011-02-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13289/431133.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | POLÍTICAS PÚBLICAS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Ambientalização e Ensino Médio: um estudo das provas do novo ENEM - 2009 | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
431133.pdf | Texto Completo | 1.06 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.