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dc.creatorNunes, Letícia Bastos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423195P4por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Isabel Cristina de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782300D2por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:15Z-
dc.date.available2011-05-05-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationNUNES, Letícia Bastos. Ambientalização e Ensino Médio: um estudo das provas do novo ENEM - 2009. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3682-
dc.description.resumoO presente estudo objetiva analisar a presença da preocupação ambiental nas provas do Novo ENEM 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio), discutindo em que medida a valorização da questão ambiental, nesse exame, pode ser um fator indutor de processos de ambientalização do Ensino Médio brasileiro. A metodologia utilizada na pesquisa embasou-se na abordagem qualitativa, na qual foram utilizados o levantamento documental para a seleção e organização das informações sobre as políticas de Educação Ambiental, as políticas de Educação e as políticas de Avaliação do Sistema Educacional com ênfase no Exame Nacional do Ensino Médio. Também recorreu-se à análise textual discursiva para compreensão do conteúdo dos documentos e das próprias questões do exame à luz da pergunta de pesquisa. A Matriz de Referência para o ENEM 2009 e as provas do Novo ENEM 2009 foram submetidas a uma leitura detalhada para realização da desmontagem com recorte nas questões ambientais e para o estabelecimento de relações. Buscou-se identificar como está sendo internalizada a preocupação ambiental através da análise das questões das provas do Novo ENEM e sua relação com as competências e habilidades na compreensão de problemáticas socioambientais, assim como verificar quais as áreas de conhecimento que abordam conteúdos relacionados às questões ambientais e os tipos de preocupação ambiental que essas contemplam. Diante das análises e dos resultados obtidos, pode-se dizer que o ENEM possui em sua Matriz de Referência a preocupação ambiental desde a sua criação e que, passados 12 anos de exame, a preocupação com as questões socioambientais permaneceu e que os temas ambientais tendem a continuar presentes nas questões das provas. Também se pode dizer que o ENEM pode contribuir como um fator de indução dos processos de ambientalização do Ensino Médio, mas que esses processos são mais amplos do que o ENEM. Contudo o ENEM pode ser visto como um, entre outros fatores que têm o potencial de reforçar a presença da preocupação ambiental como um valor legítimo associado a um ideal de sociedade ecológicapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431133.pdf: 1084076 bytes, checksum: f43af5f9618c445bb61aa16d8d85d07a (MD5) Previous issue date: 2011-02-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13289/431133.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - AVALIAÇÃOpor
dc.subjectENSINO MÉDIOpor
dc.subjectEXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAmbientalização e Ensino Médio: um estudo das provas do novo ENEM - 2009por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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