Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3680
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZwetsch, Pamalomid-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778491Z1por
dc.contributor.advisor1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:15Z-
dc.date.available2011-05-02-
dc.date.issued2011-01-14-
dc.identifier.citationZWETSCH, Pamalomid. Políticas de educação inclusiva: cenas da implementação a partir da voz de gestores municipais de Pelotas/RS. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3680-
dc.description.resumoEsta pesquisa, vinculada à linha de Fundamentos, Políticas e Práticas da Educação Brasileira, discute as políticas públicas educacionais tendo como eixo central a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O foco deste trabalho é o que dizem os gestores municipais sobre a implementação da política de educação inclusiva na realidade de sua rede de ensino. A pesquisa de campo ocorreu no município de Pelotas/RS, por ser um dos municípios pólo do Programa Educação inclusiva: direito à diversidade, vinculado à Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação. Na revisão de literatura, são apresentados debates e estudos acerca das políticas públicas, políticas públicas educacionais e histórico das políticas de educação inclusiva, bem como apresentação de algumas pesquisas sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no Brasil. O estudo de cunho qualitativo teve como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, realizadas com uma representante da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Pelotas e seis gestoras de duas escolas municipais. Coletaram-se dados, também, sobre a inclusão escolar nos Regimentos e Projetos Político-Pedagógicos das escolas e no Plano de Trabalho 2010, do setor responsável pela educação especial, da SME, fazendo uma análise documental dos mesmos. A partir da Análise de Conteúdo das entrevistas com as gestoras, foi constatado que a rede municipal de educação de Pelotas está em processo de implementação da política de educação inclusiva. As entrevistadas apontaram mudanças significativas que têm ocorrido nas escolas e no município em função da inclusão. Entretanto, segundo as gestoras, ainda há aspectos a serem aprimorados e reestruturados. Citam, principalmente, as redes de apoio e parcerias em relação à inclusão para que ela se efetive. Salienta-se, também, a necessidade de mudanças na estrutura e organização das escolas, que ainda não contemplam a diversidade de seus alunos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431064.pdf: 1265892 bytes, checksum: d2c21a829d92da4fb6e13ea0c0256935 (MD5) Previous issue date: 2011-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13407/431064.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpor
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpor
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subjectPOLÍTICA EDUCACIONALpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO ESCOLARpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas de educação inclusiva: cenas da implementação a partir da voz de gestores municipais de Pelotas/RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
431064.pdfTexto Completo1.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.