Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3680
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Zwetsch, Pamalomid | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778491Z1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:15Z | - |
dc.date.available | 2011-05-02 | - |
dc.date.issued | 2011-01-14 | - |
dc.identifier.citation | ZWETSCH, Pamalomid. Políticas de educação inclusiva: cenas da implementação a partir da voz de gestores municipais de Pelotas/RS. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3680 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, vinculada à linha de Fundamentos, Políticas e Práticas da Educação Brasileira, discute as políticas públicas educacionais tendo como eixo central a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O foco deste trabalho é o que dizem os gestores municipais sobre a implementação da política de educação inclusiva na realidade de sua rede de ensino. A pesquisa de campo ocorreu no município de Pelotas/RS, por ser um dos municípios pólo do Programa Educação inclusiva: direito à diversidade, vinculado à Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação. Na revisão de literatura, são apresentados debates e estudos acerca das políticas públicas, políticas públicas educacionais e histórico das políticas de educação inclusiva, bem como apresentação de algumas pesquisas sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no Brasil. O estudo de cunho qualitativo teve como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, realizadas com uma representante da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Pelotas e seis gestoras de duas escolas municipais. Coletaram-se dados, também, sobre a inclusão escolar nos Regimentos e Projetos Político-Pedagógicos das escolas e no Plano de Trabalho 2010, do setor responsável pela educação especial, da SME, fazendo uma análise documental dos mesmos. A partir da Análise de Conteúdo das entrevistas com as gestoras, foi constatado que a rede municipal de educação de Pelotas está em processo de implementação da política de educação inclusiva. As entrevistadas apontaram mudanças significativas que têm ocorrido nas escolas e no município em função da inclusão. Entretanto, segundo as gestoras, ainda há aspectos a serem aprimorados e reestruturados. Citam, principalmente, as redes de apoio e parcerias em relação à inclusão para que ela se efetive. Salienta-se, também, a necessidade de mudanças na estrutura e organização das escolas, que ainda não contemplam a diversidade de seus alunos. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431064.pdf: 1265892 bytes, checksum: d2c21a829d92da4fb6e13ea0c0256935 (MD5) Previous issue date: 2011-01-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13407/431064.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO ESPECIAL | por |
dc.subject | INCLUSÃO ESCOLAR | por |
dc.subject | POLÍTICAS PÚBLICAS | por |
dc.subject | POLÍTICA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Políticas de educação inclusiva: cenas da implementação a partir da voz de gestores municipais de Pelotas/RS | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
431064.pdf | Texto Completo | 1.24 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.