Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDalla Corte, Marilene Gabriel-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775769T2por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:13Z-
dc.date.available2011-04-18-
dc.date.issued2011-01-13-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3678-
dc.description.resumoEsse estudo insere-se na linha de pesquisa Ensino e Educação de Professores, do PPGEdu/PUCRS, e faz parte do conjunto de trabalhos e pesquisas produzidos no CEES Centro de Estudos em Educação Superior/PUCRS. Tem por objetivo verificar as contribuições do estágio curricular à formação de qualidade do pedagogo; verificar e analisar a organização do Curso de Pedagogia, de uma Universidade pública com relação ao estágio curricular e seus marcos regulatórios; conhecer a avaliação da comunidade acadêmica (coordenação, professores orientadores e alunos estagiários), do curso de Pedagogia, quanto aos processos formativos do estágio e suas relações com a qualidade da formação nesse curso; analisar e propor indicadores para a qualidade do estágio curricular como processo formativo no curso de Pedagogia. Para tanto, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso do Curso de Pedagogia de uma Universidade pública, em que os sujeitos pesquisados constituíram-se pelo universo de representatividade de uma gestora, três professoras supervisoras de estágio e dezessete alunas estagiárias do curso. Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como: Aranha (2006), Morosini (2001; 2003; 2004; 2005; 2006; 2008; 2009), Morosini e Rossato (2006), Isaía e Bolzan (2008; 2009), Juliatto (2005), Libâneo (2000, 2006), Lima (2004), Morin (1998; 2000), Piconez (1994), Pimenta (1994; 2002), Pimenta e Lima (2004), Scheibe (2008), Silva (2003), Tardif (2000, 2002). A análise dos dados referenda a seguinte tese: o estágio curricular do curso de Pedagogia repercute na formação de qualidade do pedagogo e está relacionado às políticas educacionais, à organização curricular e à cultura organizacional do curso, assim como às concepções e práticas dos professores formadores e dos futuros professores. Sendo assim, esse estudo desvela dimensões e indicadores de qualidade, os quais sinalizam para que o estágio curricular transcenda a proposição de momento de prática na dinâmica curricular do curso de Pedagogia e avance da concepção de momento final ou de culminância de um curso de graduação. Entre as dimensões encontradas, destacam-se: entrecruzamento teoria e prática; sólido repertório de saberes; protagonismo docente e discente; interdependência institucional; interlocução ensino, pesquisa e extensão; cultura organizacional do curso articulada aos tempos e estratégias formativas. De maneira geral, conclui-se que do prisma que se olha e do enfoque e abordagem que se tem ou se quer ou adotar nos processos formativos na educação superior, o estágio repercutirá ou não na qualidade da formação dos futuros pedagogos, porém, pode constituir-se e consolidar-se como amplo mecanismo investigativo e reflexivo de ir e vir na profissão professor ao longo do curso, com carga horária apropriada ao tempo de percepção, maturação e reflexividade, o que subentende fluência, dinâmica e mobilização de saberes e fazeres dos professores formadores, dos futuros professores, assim como dos professores em serviço no campo de estágio.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430801.pdf: 1784999 bytes, checksum: 571586cddfa37694b586511e523c3983 (MD5) Previous issue date: 2011-01-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13307/430801.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectESTÁGIO CURRICULARpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO estágio curricular e a formação de qualidade do pedagogopor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
430801.pdfTexto Completo1,74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.