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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3678
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Dalla Corte, Marilene Gabriel | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775769T2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Morosini, Marília Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:13Z | - |
dc.date.available | 2011-04-18 | - |
dc.date.issued | 2011-01-13 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3678 | - |
dc.description.resumo | Esse estudo insere-se na linha de pesquisa Ensino e Educação de Professores, do PPGEdu/PUCRS, e faz parte do conjunto de trabalhos e pesquisas produzidos no CEES Centro de Estudos em Educação Superior/PUCRS. Tem por objetivo verificar as contribuições do estágio curricular à formação de qualidade do pedagogo; verificar e analisar a organização do Curso de Pedagogia, de uma Universidade pública com relação ao estágio curricular e seus marcos regulatórios; conhecer a avaliação da comunidade acadêmica (coordenação, professores orientadores e alunos estagiários), do curso de Pedagogia, quanto aos processos formativos do estágio e suas relações com a qualidade da formação nesse curso; analisar e propor indicadores para a qualidade do estágio curricular como processo formativo no curso de Pedagogia. Para tanto, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso do Curso de Pedagogia de uma Universidade pública, em que os sujeitos pesquisados constituíram-se pelo universo de representatividade de uma gestora, três professoras supervisoras de estágio e dezessete alunas estagiárias do curso. Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como: Aranha (2006), Morosini (2001; 2003; 2004; 2005; 2006; 2008; 2009), Morosini e Rossato (2006), Isaía e Bolzan (2008; 2009), Juliatto (2005), Libâneo (2000, 2006), Lima (2004), Morin (1998; 2000), Piconez (1994), Pimenta (1994; 2002), Pimenta e Lima (2004), Scheibe (2008), Silva (2003), Tardif (2000, 2002). A análise dos dados referenda a seguinte tese: o estágio curricular do curso de Pedagogia repercute na formação de qualidade do pedagogo e está relacionado às políticas educacionais, à organização curricular e à cultura organizacional do curso, assim como às concepções e práticas dos professores formadores e dos futuros professores. Sendo assim, esse estudo desvela dimensões e indicadores de qualidade, os quais sinalizam para que o estágio curricular transcenda a proposição de momento de prática na dinâmica curricular do curso de Pedagogia e avance da concepção de momento final ou de culminância de um curso de graduação. Entre as dimensões encontradas, destacam-se: entrecruzamento teoria e prática; sólido repertório de saberes; protagonismo docente e discente; interdependência institucional; interlocução ensino, pesquisa e extensão; cultura organizacional do curso articulada aos tempos e estratégias formativas. De maneira geral, conclui-se que do prisma que se olha e do enfoque e abordagem que se tem ou se quer ou adotar nos processos formativos na educação superior, o estágio repercutirá ou não na qualidade da formação dos futuros pedagogos, porém, pode constituir-se e consolidar-se como amplo mecanismo investigativo e reflexivo de ir e vir na profissão professor ao longo do curso, com carga horária apropriada ao tempo de percepção, maturação e reflexividade, o que subentende fluência, dinâmica e mobilização de saberes e fazeres dos professores formadores, dos futuros professores, assim como dos professores em serviço no campo de estágio. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430801.pdf: 1784999 bytes, checksum: 571586cddfa37694b586511e523c3983 (MD5) Previous issue date: 2011-01-13 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13307/430801.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PEDAGOGIA | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | ESTÁGIO CURRICULAR | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O estágio curricular e a formação de qualidade do pedagogo | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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430801.pdf | Texto Completo | 1,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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