Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3677
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rosa, José Paulo da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795386A3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Marta Luz Sisson de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:13Z | - |
dc.date.available | 2011-04-18 | - |
dc.date.issued | 2011-01-12 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, José Paulo da. Gestão escolar : um modelo para a qualidade Brasil e Coreia. 2011. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3677 | - |
dc.description.resumo | A tese aborda a gestão escolar. Gestão escolar entendida como responsabilidade do diretor da escola e sua equipe, dentro do plano da ação da escola. Diferencia-se da gestão educacional, que tem a ver com as responsabilidades dos governos e se expressa na organização dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal. A questão de pesquisa que deu origem a este trabalho é: Qual o modelo de gestão escolar de uma escola de qualidade? O objetivo geral da tese foi o de identificar qual o sistema de gestão escolar de instituições que obtêm bons resultados na aprendizagem dos alunos. Além disso, teve como objetivos específicos discutir o que efetivamente se entende por gestão escolar e qualidade do ensino, bem como aplicar os critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade para avaliar o sistema de gestão das escolas. Os referenciais utilizados dão uma idéia do que se pensa em termos de administração, gestão, gestão escolar, qualidade, qualidade na educação, além de discutir o modelo de gestão preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade. A metodologia de pesquisa utilizada foi de modo qualitativo, com estudo de caso múltiplo. Foram pesquisadas quatro escolas de ensino fundamental e médio da Coreia do Sul, país que têm obtido excelentes resultados com seus alunos em testes internacionais como o PISA, por exemplo. Também foram pesquisadas quatro escolas de ensino fundamental e médio do Brasil que tiveram as melhores notas no IDEB e ENEM do ano de 2009, no Rio Grande do Sul. A pesquisa revela a forma como essas escolas fazem a gestão escolar e identifica que não existe um modelo característico nas oito escolas, nem mesmo entre as quatro coreanas, ou entre as quatro brasileiras. Deste modo, o autor, fundamentado na pesquisa e no referencial apresentado, propõe um modelo de gestão escolar | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430799.pdf: 13331082 bytes, checksum: 168a6e21d9c88e845fef23c0f0c6a4e8 (MD5) Previous issue date: 2011-01-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13245/430799.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - QUALIDADE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Gestão escolar : um modelo para a qualidade Brasil e Coreia | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
430799.pdf | Texto Completo | 13.02 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.