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dc.creatorCastro, Flávia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2702243531378858por
dc.contributor.advisor1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:12Z-
dc.date.available2011-04-08-
dc.date.issued2011-01-05-
dc.identifier.citationCASTRO, Flávia da Silva. Letramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita?. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3674-
dc.description.resumoEsta dissertação é fruto de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que buscou investigar como a criança se apropria da língua escrita numa perspectiva psicogenética e/ou sociogenética. Foi realizado um estudo com cinco crianças de uma escola pública municipal da rede de ensino de Alvorada. Neste estudo, os alunos foram acompanhados semanalmente, por dois semestres letivos, realizando-se ditados/sondagens de cinco palavras e uma frase, semelhante à pesquisa realizada pela teórica psicogenética Emília Ferreiro. Este acompanhamento, feito mediante testagens, analisou que caminhos metacognitivos as crianças utilizaram para se apropriar da língua escrita. O estudo se fundamenta nos pressupostos teóricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Rojo, Smolka, Oliveira, entre outros teóricos que embasam a teoria sociocultural que estuda a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano numa perspectiva sociogenética. O relatório apresenta resultados que nos levam a afirmar que as hipóteses psicogenéticas não são evidentes e universais na aquisição da escrita por parte da criança. É, igualmente, necessário considerar os fatores sócioculturais que influenciam na aprendizagem do código escrito na atualidade, visto que cada sociedade vai se desenvolver diferentemente, a partir de interações sociais e históricas que ocorrem através da cultura desta sociedade, e, isso implica o desenvolvimento humano também, pois, o desenvolvimento mental, no entendimento deste estudo, é, em sua essência, um processo sociogenético; sendo assim consideramos os fatores genéticos e sociais no estudo desenvolvimento humano. Logo, os estudos do letramento representam uma corrente teórica consistente para se elucidar os processos de alfabetização que são interpretados como um fenômeno sóciocultural.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430595.pdf: 5897887 bytes, checksum: 756d0b236edcf232ecb3bdfecdd14ba2 (MD5) Previous issue date: 2011-01-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13365/430595.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectALFABETIZAÇÃO - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectESCRITA - APRENDIZAGEMpor
dc.subjectCOGNIÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLetramento e alfabetização : sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita?por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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