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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3671
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Möllmann, Andrea Dorothee Stephan | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4587783A2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Hermann, Nadja Mara Amilibia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:12Z | - |
dc.date.available | 2011-04-04 | - |
dc.date.issued | 2011-01-14 | - |
dc.identifier.citation | MÖLLMANN, Andrea Dorothee Stephan. O legado da bildung. 2011. 89 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3671 | - |
dc.description.resumo | Este estudo, de cunho teórico exploratório, situa-se no campo da filosofia da educação, e tematiza a Bildung, formação do idealismo alemão, do período de 1770 a 1830, com vistas aos ideais formativos e como esses se apresentam na contemporaneidade. O problema que se coloca é como se pode pensar a formação com vistas à liberdade do sujeito, dentro do contexto antinômico de emancipação e contingências pós-modernas? A tese apresenta sua estruturação argumentativa em quatro capítulos, sendo o primeiro uma revisão do conceito clássico de Bildung, com referência a Humboldt, Schiller e Hegel; o segundo capítulo, a análise de diagnósticos da época atual com relação à formação; o terceiro, um estudo sobre como a forma de conceber a razão e sua relação com os ideais formativos foi atingida pelos eventos de cada época e que críticas à Bildung resultaram desses processos, e o quarto capítulo contém a argumentação acerca do problema da formação com vistas à liberdade do sujeito. O epílogo apresenta as reflexões oriundas da pesquisa com relação à realidade educacional brasileira e à experiência da pesquisadora. Destaca-se que dentro do reconhecimento das antinomias, promover o ideal da liberdade pode ser um legado da Bildung. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430435.pdf: 486157 bytes, checksum: fe45d4162ea30e4d46e3d00a0dd6b94d (MD5) Previous issue date: 2011-01-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13429/430435.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | LIBERDADE | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO (FILOSOFIA) | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O legado da bildung | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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430435.pdf | Texto Completo | 474,76 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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