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dc.creatorRodrigues, Lenira Senna-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421463Z8por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:11Z-
dc.date.available2011-04-04-
dc.date.issued2011-01-11-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lenira Senna. Do mal-estar ao bem-estar docente : uma análise de caso Argentina e Brasil. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3667-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar os indicadores que produzem mal-estar e bem-estar docente, identificando características pessoais de quem está vivendo o bem-estar, buscando novas formas de aprender. Além disso, visa investigar as estratégias que os docentes desenvolvem para a constituição do seu bem-estar. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, utilizando como estratégia de pesquisa o estudo de caso de professores brasileiros e argentinos, na busca de analisar a realidade, conversar e participar das reflexões dos interlocutores. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observações. A amostra foi composta por 5 professores de cada país, do ensino fundamental de escolas estaduais e provinciais, respectivamente, da cidade de Porto Alegre/Brasil e da cidade de La Plata/Argentina. Os dados da pesquisa foram analisados através da técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin. Relacionados com os temas mal/bem-estar docentes, as categorias emergentes da pesquisa, foram: Ambiente de Trabalho; A Formação e a Prática Docente; A Relação Professor e Estudante; As Políticas Educacionais e os Professores. Referentes às estratégias utilizadas para a superação do mal-estar docente, aparecem nas respostas dos entrevistados várias palavras que foram traduzidas como categoria: A Resiliência e a Formação Pessoal. Os resultados indicaram que os sujeitos dessa investigação percebem a importância de utilizar estratégias para constituir o bemestar, tornando-se pessoas mais resilientes, apresentando características mais otimistas e valores mais humanos frente à vida. O estudo não pretende trazer receitas prontas, mas fazer uma contribuição social que seja relevante, que possa encontrar possíveis alternativas para a constituição do bem-estar docente. Os principais teóricos e autores que sustentam esse trabalho são Álvaro Marchesi; Bettina dos Santos, Carolina Sousa, Carlos Hué, Claus Stobäus, Cora Fueguel, Deolidia Martínez, Enrique F. Abascal, José Esteve, Juan Huertas, Juan Mosquera, Justa Ezpeleta, Maria Rosa Montoliu, Saul Neves de Jesus, Seligman, dentre outros.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430436.pdf: 665949 bytes, checksum: 04fdfba07e4a1db3178e1357222311ec (MD5) Previous issue date: 2011-01-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13321/430436.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpor
dc.subjectBEM-ESTAR PESSOALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDo mal-estar ao bem-estar docente : uma análise de caso Argentina e Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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