Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Graziela Escandiel de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2375135868191425por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:09Z-
dc.date.available2011-08-08-
dc.date.issued2010-04-28-
dc.identifier.citationLIMA, Graziela Escandiel de. Cotidiano e trabalho pedagógico na educação de crianças pequenas : produzindo cenários para a formação de pedagogos. 2010. 313 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3660-
dc.description.resumoEssa Tese tem como foco configurar o trabalho pedagógico no cotidiano de educação de crianças pequenas a partir de um estudo etnográfico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo (NEIIA), um espaço educativo de crianças inserido no contexto da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Para compor a argumentação teórica do trabalho realiza-se a discussão das relações existentes entre as visões construídas historicamente sobre a infância e a criança, relacionando-as às formas de atendimento à infância. Toma-se a creche como o espaço em que o que é específico do trabalho pedagógico com crianças pequenas apresenta-se com força de acontecer na materialidade do dia a dia, já que a configuração de tempo e espaço se diferencia das demais instituições educativas. No que diz respeito às escolhas sobre como se pode fazer a formação para o trabalho com a criança pequena, enfocam-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia discutindo o aligeiramento e a polivalência como características dessa proposta para a formação de pedagogos. As relações teóricas entre cotidiano e trabalho pedagógico dão suporte às diferentes fases de realização da investigação, já que o cotidiano é tomado como revelador do fazer e do pensar a educação da criança pequena. Na composição dos dados foram consideradas duas etapas de Observações, juntamente aos Questionários com os diferentes segmentos de profissionais e a análise de Documentos Oficiais e materiais informativos do NEIIA. Na segunda etapa de Observações focalizou-se o trabalho de uma Professora Referência e duas Estagiárias. Os registros das observações geraram Cenas do Cotidiano, discutidas com a Equipe Diretiva, Professora Referência e Estagiárias. As análises trazem as concepções de trabalho pedagógico presentes no cotidiano, a coexistência de forças no cotidiano de educação de crianças pequenas e a perspectiva identitária do espaço educativo discutindo-o como espaço de formação acadêmica que precisa se constituir tendo como foco a educação de crianças pequenas. Situam-se os elementos que compõem o trabalho pedagógico na educação de crianças pequenas colocados em três dimensões Político-valorativa, Epistemológica e Histórico-social-cultural - que se articulam e se relacionam na composição de referências necessárias para se pensar os processos formativos de pedagogos no contexto atual. A educação da criança como foco dos trabalhos no cotidiano foi objetivo da intensa busca realizada entre as expressões manifestas e latentes que se mostravam nas escolhas realizadas no dia a dia daquele espaço educativo. Pondera-se que nossa época tem produzido valores sobre a educação de crianças pequenas que precisam ser levados em conta tanto na academia quanto nos espaços educativos de Educação Infantil. Nesse sentido, o espaço educativo investigado, por estar inserido no contexto da universidade, apresenta possibilidades de apontar a força necessária da educação da criança pequena nos processos formativos de pedagogos e a configuração do trabalho pedagógico é uma das formas de materializar esta força. Considera-se também que este espaço pode ser uma referência positiva na Educação Infantil, visto que uma intencionalidade profissional pedagogicamente referenciada é vista como horizonte para se pensar processos formativos comprometidos com a educação de crianças pequenas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423988.pdf: 2637242 bytes, checksum: 29b1b69c6f86bd400f172de939469f94 (MD5) Previous issue date: 2010-04-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13285/423988.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARpor
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectCRECHESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCotidiano e trabalho pedagógico na educação de crianças pequenas : produzindo cenários para a formação de pedagogospor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
423988.pdfTexto Completo2,58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.