Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3656
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDebacco, Maria Simone-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1706406950183024por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcos Villela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:08Z-
dc.date.available2010-05-18-
dc.date.issued2010-01-15-
dc.identifier.citationDEBACCO, Maria Simone. Realização docente : mecanismos de sujeição e gratificação. 2010. 100 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3656-
dc.description.resumoEsta tese propõe uma reflexão a respeito da realização docente como uma prática amparada em mecanismos de sujeição e gratificação reveladores de obediência. A obediência aqui não é entendida como um controle genérico da conduta por parte de um mestre nem como um ponto final pela ausência de autonomia, mas sim como uma tecnologia de si. Em nome de uma docência gratificada, alguns professores se satisfazem em sua missão de ensinar agregando o sofrimento e o sacrifício, tornando-os parte da sua realização, evidenciando uma atitude de redução de danos. Pretendo fazer ver, a partir de hermenêutica foucaultiana, o entrelaçamento de certos dados históricos com o que está acontecendo com os professores que afirmam sentirem-se realizados em meio a adversidades. Não se trata, portanto, de buscar explicações para justificar suas histórias, mas sim refletir sobre como se realizam na produção de suas atuais práticas docentes. Sustento a tese de que alguns professores se realizam ao experimentarem um estado de gratificação no exercício de uma prática complexa e vivenciando como estratégia de redução de danos. O estudo é feito a partir do recolhimento de pistas, vestígios, situações, indícios e sintomas encontrados principalmente em falas e depoimentos de professores que cursaram o segundo semestre, no ano de 2008, do Curso de Matemática à Distância da Universidade Federal de Pelotas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422944.pdf: 563957 bytes, checksum: 3e64cfb6bd925575477e3250a296ac9d (MD5) Previous issue date: 2010-01-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13351/422944.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectOBEDIÊNCIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRealização docente : mecanismos de sujeição e gratificaçãopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422944.pdfTexto Completo550.74 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.